Ações

Ao animar objetos e propriedades no Blender, as Ações gravam e contém os dados. Como todas as outras coisas no Blender, as Ações são representadas por blocos de dados.

../_images/animation_actions_data3.png

Ações.

Portanto, quando você anima um objeto pela alteração de sua localização através de quadros-chave, essas animações serão salvas para uma «Ação».

Cada uma das propriedades existentes no Blender possui um canal no qual as ações são gravadas, por exemplo, «Cube.location.x» é uma variável guardada para o canal de localização no eixo X. As propriedades de localização em X e localização em Y podem ser compartilhadas com múltiplos objetos, caso estes possuam características de atribuição de propriedades de localização em X e localização em Y disponíveis para eles.

../_images/animation_actions_keyframes.png

Editor gráfico. Cada um dos canais possui uma curva-f (curva de função) representada pelas linhas entre os quadros-chave (ou fotogramas chave).

Ações
Gravação e contenção de dados de animação.
Grupos
São os grupos de canais.
Canais
Propriedades de gravação.
Curvas-f
As Curvas-f são usadas para a interpolação das diferenças de valores entre os quadros-chave.
Quadros-chave
Os Quadros-chave são usados para definir os valores das propriedades atreladas para um determinado ponto no tempo.

Trabalhando com ações

../_images/animation_actions_create.png

O menu de blocos de dados de ações.

Quando você anima algum objeto inicialmente pela adição de quadros-chave, o Blender irá criar automaticamente uma Ação para gravar esses dados.

Actions can be managed with the Action data-block menu in the Dope Sheet Action Editor header, or the Properties region of the NLA Editor.

Caso você esteja criando múltiplas ações para o mesmo objeto (apenas uma ação ativa será executada por objeto, por vez), pressione o botão F para cada uma das ações. Isto irá fornecer para as ações adicionais, um Usuário virtual, e irá fazer com que o Blender salve as ações não vinculadas para execução.

Os objetos somente poderão usar a edição em uma Ação por vez, e o Editor de animação não linear é usado para mesclar múltiplas ações em conjunto.

Gerando e gravando ações

Referência

Editor:3D View
Mode:Object and Pose Modes
Panel:Tool Shelf ‣ Animation ‣ Animation ‣ Action: Bake Action
Menu:Object/Pose ‣ Animation ‣ Bake Action…

The Bake Action tool will apply interpolated frames into individual keyframes. This can be useful for adding deviation to a cyclic action like a walk cycle. This can also useful for keyframe animations created from drivers or constraints.