Introdução

Os controladores são scripts, cuja a principal finalidade é controlar as propriedades através de outras propriedades. No exemplo a rotação de um objeto é controlada através da localização de outro objeto.

Veja também

Auto run

Adicionando e removendo

Existem algumas maneiras diferentes para adicionar controladores no Blender. Após a adição dos controladores, eles são normalmente modificados dentro do Editor gráfico, através da definição de seu modo para Controladores.

Adicionar controlador

Referência

Menu:Menu de contexto ‣ Adicionar controlador
Atalho:Ctrl-D

A maneira mais comumente utilizada para adicionar controladores a uma propriedade é clicar em uma propriedade com o BDM, e depois adicionar o controlador através do menu de contexto. Os controladores também podem ser adicionados através do atalho Ctrl-D com o ponteiro do mouse sobre o conjunto de propriedades. As propriedades selecionadas serão usadas como a destinação (saída) para o controlador.

Todos a partir do alvo (ícone de propriedades)
Isto irá adicionar controladores para o conjunto de propriedades usada como destinação. Ele cria uma curva padrão com quadros-chave posicionados nas coordenadas (0, 0) e (1, 1). Por exemplo, ele adicionará controladores para as coordenadas X, Y e Z para localização.
Único a partir do alvo
Isto irá adicionar um único controlador para a propriedade selecionada, usada como destinação.
Combinar os índices (ícone da roda de cores)
Utilize os índices correspondentes para controlar as propriedades correspondente em uma propriedade similar de vetores ou matrizes. Isto é útil para, por exemplo, controlar a propriedade ob1.localização usando a propriedade ob2.localização
Manualmente criados posteriormente (Único) (ícone da mão)
Isto irá adicionar um controlador ou conjunto de controladores, sendo cada um deles de variável única (mas sem preenchimento). Nenhum ícone de conta-gotas aparecerá.

A propriedades de fonte (proprietário) ou destinação (alvo) como entrada poderão ser selecionadas através de um Conta gotas (por exemplo: «Scale Y» (para o escalonamento no eixo Y)).

Nota

Devido a maneira a qual os contextos da interface de usuário do Blender funcionam, você irá precisar de duas instâncias do editor Janela de propriedades abertas (e ter afixado uma delas com os contextos e painéis para o objeto que não estará selecionado no momento em que a transferência de dados for executada). Isto é necessário pois a interface de usuário não pode ser manipulada durante a utilização dos assistentes conta-gotas para obtenção de dados. Portanto, você precisará ser capaz de ver as propriedades tanto da fonte quanto da destinação durante a utilização do assistente conta-gotas.

Copiar e Colar

Referência

Menu:Menu de contexto ‣ Copiar / Colar controlador

Os controladores podem ser copiados e colados na interface de usuário, através do menu de contexto. Ao adicionar controladores com as mesmas definições, isto pode economizar tempo ao modificar estas definições.

Expressão

Esta é uma maneira rápida de adicionar controladores usando uma expressão em formato de script. Inicialmente, clique na propriedade na qual você deseja adicionar o controlador, e então adicione uma cerquilha ou antífen # (ou Hash, em Inglês), e uma expressão em formato de script.

Alguns exemplos:

  • #frame
  • #frame / 20.0
  • #sin(frame)
  • #cos(frame)

Removendo controladores

Referência

Editor:Editor gráfico
Modo:Controladores
Painel:Painéis de propriedades (região) ‣ Controlador (aba) ‣ Controladores (painel) ‣ Remover controlador
Menu:Menu de contexto ‣ Apagar (único) controlador(es)
Atalho:Ctrl-Alt-D

Para ser adicionado.

Visualização gráfica

../../_images/animation_drivers_introduction_fcurve.png

Exemplo de controlador no Editor gráfico

A área principal do Editor gráfico em Modo Controlador mostra uma Curva-F que mapeia o Valor do Controlador para a propriedade alvo. O Valor do Controlador é a saída do script controlador. O eixo X representa o Valor do Controlador e o eixo Y é o valor da propriedade alvo. Na imagem exemplo, se o Valor do Controlador é 2.0 a propriedade será 0.5.

A curva de função (Curva-F) padrão é uma espécie de «mapa de identidade», ou seja, o valor em si não é alterado. Ele pode ser usado para a criação de controladores corretivos.