Marcadores

Marcadores são usados para denotar quadros com pontos chave ou eventos significativos em uma animação. Por exemplo, pode ser o início da animação de um personagem, a mudança de posição da câmera, ou quando uma porta se abrir. Os marcadores podem receber nomes determinados para torná-los mais significativos em uma rápida observação. Eles estão disponíveis em muitos dos editores do Blender.

Nota

Diferentemente dos quadros-chave (ou fotogramas chave, em Portugal), os marcadores são sempre posicionados em um quadro de número inteiro, e não é possível inserir um marcador em um quadro 2.5 (intermediário).

Os marcadores podem ser criados e editados nos seguintes editores:

Nota

Um marcador criado em um destes editores também aparecerá dentro de todos os outros editores que suportem essa funcionalidade.

Tipos

Next to the standard markers pose markers are another type of markers, which are specific to armatures and shape keys. They are used to denote poses in the Action Editor mode and Shape Keys Editor of Dope Sheet.

Visualização

Padrão

../_images/animation_markers_standard.png

Marcadores: pequenos mas úteis.

A maior parte dos editores possibilitam a visualização dos marcadores da mesma maneira: como pequenos triângulos localizados nas bases da janela do editor sendo exibida, são brancos quando não selecionados e amarelos caso selecionados.

Caso eles tenham um nome, isto será mostrado a sua direita, em branco quando o marcador estiver selecionado.

Editor de sequências de vídeo

../_images/animation_markers_sequencer.png

Marcadores no editor de sequências de vídeo.

O Editor de sequências de vídeo simplesmente adiciona uma linha vertical tracejada para cada um dos marcadores (cinza para os marcadores não selecionados, ou branco para os selecionados).

Janela de visualização 3D

../_images/animation_markers_3d-view.png

Marcadores na janela de visualização 3D.

A janela de visualização 3D não permite a você criar, editar, ou remover marcadores. Nesse editor somente os nomes dos marcadores serão mostrados juntamente com as informações do objeto na lateral inferior esquerda do editor, quando a posição temporal coincidir com o quadro do marcador (veja Marcadores na janela de visualização 3D)

Marcadores de pose

../_images/animation_markers_pose.png

Marcadores de pose no editor de ações

Os marcadores de pose são mostrados com um formato de diamante (losango) dentro do editor tabela de animação. Dentro do editor de animação não linear, os marcadores de pose são mostrados como uma linha tracejada em vermelho.

Adicionar marcador

Referência

Modo:Todos modos
Menu:Marcador ‣ Adicionar marcador
Atalho:M (ou Ctrl-Alt-M no do editor de sequências de vídeo)

A maneira mais simples de adicionar um marcador é mover-se para o quadro desejado onde você quer que ele apareça e pressionar M.

Dica

Os marcadores também podem ser adicionados durante a reprodução.

Marcadores de pose

Caso a opção Mostrar marcadores de pose esteja marcada, um marcador de pose e uma nova pose dentro da Biblioteca de poses são adicionados.

Seleção

Referência

Modo:Todos modos
Atalho:RMB

Clique com o BDM no triângulo do marcador para selecioná-lo. Use Shift-BDM para selecionar múltiplos marcadores.

No Editor gráfico, Tabela de animação, Editor de animação não linear e Editor de sequências de vídeo você também pode selecionar todos marcadores com Ctrl-A, e aplicar ferramentas de seleção neles como seleção de Margem, etc (como sempre, LMB para selecionar, RMB para desselecionar). As opções correspondentes são encontradas no menu Selecionar desses editores.

Dentro do editor linha do tempo, você pode selecionar todos os marcadores usando A, e também fazer uma seleção por margens usando B.

Edição

Duplicar marcadores

Referência

Modo:Todos modos
Menu:Marcadores ‣ Duplicar marcadores
Atalho:Shift-D

Você pode duplicar os marcadores selecionados pressionando Shift-D. Uma vez duplicados, os marcadores novos serão automaticamente colocados em modo de agarrar e poderão ser (re)posicionados, de maneira que você possa movê-los para a localização desejada.

Nota

Note que diferentemente da maioria das duplicações feitas no Blender, os nomes dos marcadores duplicados não são alterados (não haverá um sufixo como .001 e uma contagem numérica adicionadas).

Duplicar marcadores para a cena

Referência

Modo:Todos modos
Menu:Marcadores ‣ Duplicar marcadores para a cena…

Duplica os marcadores selecionados em outra cena.

Apagar marcadores

Referência

Modo:Todos modos
Menu:Marcadores ‣ Apagar marcadores
Atalho:X

Para apagar os marcadores selecionados, simplesmente pressione X, e confirme na caixa de mensagens usando BEM.

Renomear marcador

Referência

Modo:Todos modos
Menu:Marcadores ‣ Renomear marcador
Atalho:Ctrl-M

A criação de dezenas de marcadores espalhados através do tempo das suas cenas não irá ajudá-lo muito a menos que você saiba para o que eles servem. Você pode nomear um marcador (em uma seleção, o marcador ativo) selecionando-o, pressionando Ctrl-M, digitando o nome desejado, e clicando no botão OK.

Agarrar e mover marcadores

Referência

Modo:Todos modos
Menu:Marcador ‣ Agarrar e mover marcadores
Atalho:G

Uma vez que você tenha um ou mais marcadores selecionados, pressione G, ao pairar o mouse sobre a barra dos marcadores, para agarrá-los e movê-los, e confirme o posicionamento com BEM ou Enter (como usual, a interação poderá ser cancelada com BDM, ou Esc). Ou você poderá arrastá-los com o BDM.

Por padrão, os marcadores só poderão ser agarrados e movidos em passos de um quadro, mas se você pressionar a tecla Ctrl, os marcadores irão se mover em passos correspondentes a um segundo (de acordo com a taxa de quadros por segundo (QPS) definida).

Mostrar marcadores de pose

Referência

Modo:Edição de Ações e Chaves de formato (no editor Tabela de animação)
Menu:Marcador ‣ Mostrar marcadores de pose

Only pose markers are shown and editable in Action editor or Shape Keys editor by enabling the Marker ‣ Show Pose Markers checkbox.

Tornar marcadores locais

Referência

Modo:Todos modos
Menu:Marcador ‣ Tornar marcadores locais

It is possible to convert standard markers into pose markers with Marker ‣ Make Markers Local. Note that the original marker will be gone. If you want to keep it, make a duplicate before you convert.

Saltar para o próximo marcador / Saltar para o marcador anterior

Referência

Modo:Todos modos
Menu:Marcador ‣ Saltar para o próximo marcador / Saltar para o marcador anterior

Moves the time cursor to the next/previous marker relative to the current time cursor position.

Atrelar câmera aos marcadores

Referência

Editor:Linha do tempo
Menu:Visualizar ‣ Atrelar câmera aos marcadores
Atalho:Ctrl-B

A alternância de câmeras pode ser feita através do operador Atrelar câmera aos marcadores presente no editor Linha do tempo tendo tanto a câmera quanto os marcadores selecionados.

O triângulo acima da câmera irá se tornar sombreado quando ativo.

Fluxo de trabalho

../_images/animation_markers_camera-switch.png

Inicialmente na linha do tempo, adicione um conjunto de marcadores usados para alternar entre as câmeras. Pressione M para adicionar um marcador, então use Ctrl-M para renomeá-los, os marcadores duplicados deverão manter seus mesmos nomes.

  1. No editor Janela de visualização 3D, selecione a câmera a qual os marcadores serão definidos para a alternância.
  2. No editor Linha do tempo selecione o(s) marcador(es) para mudar para a câmera.
  3. Ainda no editor Linha do tempo pressione Ctrl-B para conectar Câmeras a Marcadores.