Identificador de máscara

../../../_images/compositing_types_converter_id-mask_node.png

O painel do nó do tipo «Identificador de máscara».

O nó do tipo Identificador de máscara pode ser usado para acessar uma máscara alfa por objeto ou por material.

Entradas

O valor do identificador
Input for the Object Index or Material Index render pass. Which is an output of the Render Layers node or the Image node with a multi-layer format.

Propriedades

Índice
Seleção do índice previamente especificado.
Antisserrilhamento
Esta função de pós-processamento refina a máscara. Veja o termo Antisserilhamento.

Saídas

Alfa
A máscara será branca onde o objeto também o é e preta onde o objeto não é. Caso o objeto seja transparente, a máscara alfa representa isto através de valores em escala de cinza.

Nota

No renderizador Blender interno, caso um objeto transparente esteja em frente a outro, a máscara não refletirá parcialmente a visibilidade do objeto que está presente por detrás do primeiro.

Configuração

Um índice pode ser específico para qualquer objeto ou material dentro da cena. O Índice de objeto pode ser definido dentro do Editor de propriedades através do painel Objeto ‣ Relações ‣ Índice de passo e o Índice de material pode ser definido através do painel Material ‣ Opções ‣ Índice de passo.

../../../_images/editors_3dview_object_properties_relations_layers_relations-panel.png

Índice de passo do objeto.

Exemplo

Neste exemplo, o cubo vermelho posicionado na parte de trás está atribuído ao índice de passo 1 e o cubo a direita ao índice de passo 2. Onde os dois cubos se interseccionam, haverá uma proeminência de pixeis notável (conhecida como «pixelação»), pois ambos se encontram em um ângulo agudo e possuem diferentes cores. Utilizando a máscara a partir do objeto número 1, que está suavizada (com antisserrilhamento) nas arestas, nós utilizamos um nó do tipo Misturar definido para Multiplicar para que ele multiplique as arestas suavizadas da imagem, portanto, removendo estas linhas feias também sendo suavizado.

../../../_images/compositing_types_converter_id-mask_example.png

ID Mask node example.