Formatos gráficos suportados

Formatos de imagem

Esta é a lista de formatos de arquivo de imagem suportados internamente pelo Blender:

Formato Profundidade de canais Alfa Metadados PPP (DPI) Extensões
BMP 8 bits .bmp
Iris 8 ou 16 bits .sgi .rgb .bw
PNG 8 ou 16 bits .png
JPEG 8 bits .jpg .jpeg
JPEG 2000 8, 12 ou 16 bits .jp2 .jp2 .j2c
Targa 8 bits .tga
Cineon & DPX 8, 10, 12 ou 16 bits .cin .dpx
OpenEXR Ponto flutuante de 16 ou 32 bits .exr
Radiance HDR Ponto flutuante .hdr
TIFF 8 ou 16 bits .tif .tiff

Dica

Caso você não esteja interessado em detalhes técnicos, uma boa regra geral para a seleção de formatos de saída para seus projetos é:

Usar HDRI,
if you intend to do compositing or color grading on these images.
Usar PNG
Caso sua intenção seja a saída em monitores (ecrãs) ou a codificação em múltiplos formatos de vídeo.
Usar JPEG
para saídas em monitores (ecrãs) onde o tamanho de arquivo é uma preocupação e uma perda relativa de qualidade é aceitável.

Todos estes formatos suportam compressão, o que pode ser importante durante a renderização de animações.

Dica

Profundidades de bits para os formatos de imagens, representando os seguintes números de níveis tonais por canal:

8:256 níveis
10:1024 níveis
12:4096 níveis
16:65536 níveis

Abrindo imagens

Caminho relativo
Define o caminho de arquivo para ser relativo ao arquivo Blender aberto atualmente.
Detectar sequências
Detecta automaticamente as sequências de imagens dentro das imagens selecionadas (com base em seu nome de arquivo e ordenamento numerário). Desabilite esta opção quando você quiser escolher imagens únicas que são parte de uma sequência.

Abrindo uma sequência de imagem

The filename of the images must contain a digit, indicating the frame. The sequence could be opened by the selection of the images and by the confirmation with the Open Image button or Return.

Salvando imagens

Formato de arquivo
Permite escolher em qual formato a imagem deverá ser salva.
Modo de cor

Permite escolher o formato de cor no qual a imagem ou vídeo será salvo. Note que o formato de cor RGBA não está disponível para todos os formatos de imagem, verifique a lista acima para mais detalhes.

BW, RGB, RGBA

Profundidade de cores

Image file formats support a varying number of bits per pixel. This affects the color quality and file size. Commonly used depths:

8 bits (256 níveis)
Mais comum para vídeos e gráficos exibidos em telas.
10, 12 ou 16 bits
Usado para alguns formatos com foco em fotografia e filmes digitais (como DPX e JPEG 2000).
Ponto flutuante parcial de 16 bits
Devido ao fato de imagens com ponto flutuante pleno de 32 bits muitas vezes ter mais precisão que o necessário, as imagens em ponto flutuante parcial podem economizar espaço em disco e ao mesmo tempo, continuar fornecendo as características de alta amplitude dinâmica (HDR).
32 bits em ponto flutuante.
A profundidade de cores com mais alta qualidade.

Nota

Internamente, o sistema de imagens do Blender suporta tanto:

  • 8 bits por canal (4 x 8 bits).
  • 32 bit float per channel (4 x 32 bits) – using 4x as much memory.

As imagens com mais de 8 bits por canal serão convertidas em um formato de ponto flutuante ao ser carregadas para o Blender.

Compressão
Usado para reduzir o tamanho do arquivo de imagem. Como isto será feito pode variar bastante dependendo do formato de arquivo e das definições utilizadas.
Qualidade
Similar a Compressão mas utilizada para formatos de imagem com base em JPEG. A qualidade é uma porcentagem, sendo 0% a quantidade máxima de compressão e 100% sendo nenhuma compressão.
Salvar como renderização
Aplica as transformações de cor para as imagens salvas.
Copiar
A caixa de marcação «Copiar» irá definir se o bloco de dados irá referenciar os novos arquivos criados ou se a referência não será alterada, mantendo-a de acordo com a original.

Detalhes do formato

Cineon e DPX

Cineon é o formato padrão da Kodak’s para escaneamento de filmes, usando 10 bits por canal e logarítmico. O formato DPX foi uma derivação do formato Cineon como um padrão industrial ANSI/SMPTE. O formato DPX suporta 16 bits por canal de cor, e é tanto linear quanto logarítmico. O formato DPX é atualmente um formato padrão amplamente adotado e usado na indústria de softwares e filmes.

O formato DPX, tanto quanto o formato Cineon guarda e converte a amplitude de cores «visível» para os valores entre 0.0 e 1.0 (como resultado da renderização ou composição).

OpenEXR

O formato OpenEXR da «ILM» (Industrial Light and Magic) se tornou um padrão da indústria de software para imagens em formato HDR, especialmente devido ao fato da sua extrutura ser flexível e expansível.

Um arquivo OpenEXR pode armazenar múltiplas camadas e passos. Isso significa que as imagens em formato OpenEXR podem ser carregadas em um software de composição mantendo as camadas de renderização, e camadas de passos intactas

Opções de saída

As opções disponíveis para a saída de renderização em OpenEXR são:

Profundidade de cores

Salva imagens em um formato personalizado de 16 bits por canal em formato de ponto flutuante. Isto reduz a «profundidade de bits» para 10 bits, sendo 5 bits para o fator de potência e 1 bit de sinal.

Ponto flutuante (Parcial), Ponto flutuante (Pleno)

Codificador
PIZ
Um formato de compressão em formato de ondas sem perdas. Boa compressão de imagens com granulações.
ZIP
Padrão de compressão sem perdas usando Zlib.
RLE
Um codificador de comprimento de execução, sem perdas, e que funciona bem quando as linhas de escaneamento (para renderização em campos) possuem os mesmos valores.
PXR24
Um algoritmo com perda relativa feito pela Pixar, convertendo imagens de 32 bits em ponto flutuante para 24 bits em ponto flutuante.
Buffer Z
Salva as informações de profundidade. No Blender, estas imagens agora também são escritas em ponto flutuante, denotando a distância exata a partir da câmera em valores de «Unidades Blender».
Previsão
Durante as renderizações de animações (ou quadros únicos através de linha de comando), o Blender salva a mesma imagem também no formato JPEG, para uma rápida previsão ou para ser baixada (via download).

Radiance HDR

Radiance é uma suíte de ferramentas para simulação de iluminação. Devido ao fato do formato ser o primeiro formato de imagem em HDR (e por um longo período de tempo, o único), este formato é suportado por muitos pacotes de software.

Radiance .hdr files store colors still in 8 bits per component, but with an additional (shared) 8 bits exponent value, making it 32 bits per pixel.