Formatos de vídeo suportados

Formatos de vídeo

Estes formatos são usados primordialmente para a compressão de sequências renderizadas em um filme que possa ser reproduzido (eles também podem ser usados para criar arquivos de áudio diretamente).

Um codificador é uma pequena rotina que comprime o vídeo de maneira que ele caiba em um DVD, ou seja capaz de ser propagado como fluxo através da internet, sobre algum cabo, ou apenas tenha um tamanho de arquivo razoável. Os codificadores comprimem os canais de vídeo reduzindo-os de maneira que possam economizar espaço e ser capazes de ser usados em reproduções contínuas. Os codificadores Com perdas («Lossy», em Inglês) criam arquivos menores ao custo da qualidade da imagem. Alguns codificadores, como H.264 são melhores para grandes imagens. Os codificadores são usados para codificar e decodificar o filme, e portanto devem estar presentes tanto na máquina que os codificará (Blender) quanto na máquina alvo da reprodução. Os resultados da codificação são guardados em um arquivo de «contêiner».

There are dozens, if not hundreds, of codecs, including Xvid, H.264, DivX, Microsoft, and so on. Each has advantages and disadvantages and compatibility with different players on different operating systems.

Nota

A maioria dos codificadores pode somente comprimir os espaços de cor dos tipos RGB ou YUV, mas alguns, suportam o canal alfa também. Os codificadores que suportam RGBA incluem:

AVI Codec
AVI codec compression. Which codecs are available depends on the operating system. When an AVI codec is initially chosen, the codec dialog is automatically launched. The codec can be changed directly using the Set Codec button which appears (AVI Codec settings.).
AVI Jpeg
AVI, mas com compressão de quadros em formato JPEG. Com perdas, resultando em arquivos menores mas não tão pequenos quanto os que você poderá obter com um algoritmo de compressão fornecido por um codificador. A compressão Jpeg é também a mesma utilizada no formato DV em algumas câmeras de gravação.
AVI Raw
Quadros sem compressão de áudio e vídeo entrelaçados (AVI).
Servidor de quadros
Blender puts out frames upon request as part of a render farm. The port number is specified in the User Preferences.
H.264
Codifica os filmes através do codificador H.264.
MPEG
Codifica os filmes através do codificador MPEG.
Ogg Theora
Codifica os filmes através do codificador Theora, com saída de arquivos em formato Ogg.
QuickTime
Arquivo em formato Quicktime .mov da Apple. O diálogo do codificador Quicktime está disponível quando este codificador estão instalado no macOS. Veja Quicktime na seção Contêineres de vídeo.
Xvid
Codifica os filmes usando o codificador Xvid.

Contêineres de vídeo

MPEG-1: .mpg, .mpeg
Um padrão para compressão com perdas para áudio e vídeo. Ela é projetada para comprimir vídeo digital com qualidade de VHS bruto e áudio de CD para uma taxa de 1.5 Mbit/s.
MPEG-2: .dvd, .vob, .mpg, .mpeg
Um padrão para «codificação genérica para figuras em movimento e informações de áudio associadas». Ele descreve um método de compressão que combina dados de vídeo com perdas em conjunto com a compressão de dados de áudio também com perdas, que permite o armazenamento e transmissão de filmes usando a bandagem disponível de transmissão e armazenamento de mídias na atualidade.
MPEG-4(DivX): .mp4, .mpg, .mpeg
Absorve muitas das funcionalidades dos padrões MPEG-1 e MPEG-2 dentre outros padrões, e adiciona novas funcionalidades.
AVI: .avi
Um formato derivativo de formato de arquivo de recursos compartilhados tipo «RIFF» («Resource Interchange File Format» em Inglês), que divide os dados dos arquivos em blocos, ou «porções».
AVI: .avi
Um formato de múltiplas trilhas. Os formatos dos contêineres tipo QuickTime e MP4 podem utilizar os mesmos formatos de MPEG-4; eles são em sua maioria intercambiáveis em um ambiente onde somente o QuickTime está instalado. O MP4, por ser um padrão internacional, possui mais suporte.
DV: .dv
An intra-frame video compression scheme, which uses the discrete cosine transform (DCT) to compress video on a frame-by-frame basis. Audio is stored uncompressed.
H.264: .avi até o presente momento.
Um padrão para compressão de vídeo, e atualmente um dos formatos mais comumente utilizados para a gravação, compressão e distribuição de vídeo de alta definição.
Xvid: .avi até o presente momento
Uma biblioteca para codificação de vídeo que segue os padrões MPEG-4. Ela usa funcionalidades «ASP» como «quadros-b», compensação de movimento global e por quartos de pixeis, máscara de luminância, algoritmo de quantização Trelis, H.263, MPEG e matrizes de quantização personalizadas. Xvid é um competidor primário ante ao codificador DivX Pro.
Ogg: .ogg, .ogv
Um formato de compressão de vídeo com perdas livre. Ele é desenvolvido pela fundação Xiph.Org e é distribuído sem o pagamento de royalties de licença.
Matroska: .mkv
A free open-standard container format, a file format that can hold an unlimited number of video, audio, picture or subtitle tracks in one file.
Flash: .flv
Um formato de arquivo contêiner usado para distribuição de vídeos sobre a internet usando o » Adobe Flash Player».
Wav: .wav
Um formato de áudio sem compressão (ou levemente comprimido) usado pela Microsoft e IBM.
MPEG-1
Um formato de codificação patenteado para áudio digital, altamente comprimido, usando um formato de compressão de dados com perdas. É um formato de áudio comum para o armazenamento de áudio em produtos de consumo, bem como o padrão «de fato» para a compressão de dados de áudio digital para a transferência e reprodução de músicas em reprodutores digitais de áudio.

Codificadores de vídeo

Nenhum
Para codificação somente da saída de áudio.
MPEG-1
Veja Formatos de vídeo.
MPEG-2
Veja Formatos de vídeo.
MPEG-4(DivX)
Veja Formatos de vídeo.
HuffYUV
Um codificador de vídeo com perdas criado por Ben Rudiak-Gould , que foi projetado para substituir o formato YCbCr sem compressão como formato de captura de vídeos.
DV
Veja Formatos de vídeo.
H.264
Veja Formatos de vídeo.
Xvid
Veja Formatos de vídeo.
Theora
Veja Ogg na seção Formatos de vídeo.
Flash Video
Veja Formatos de vídeo.
FFmpeg video codec #1
A.K.A. FFV1, a lossless intra-frame video codec. It can use either variable length coding or arithmetic coding for entropy coding. The encoder and decoder are part of the free, open-source library libavcodec in FFmpeg.

Contêineres de áudio

MP2
Um formato de compressão com perdas definido pelo padrão ISO/IEC 11172-3.
MP3
Veja MP3 na seção Formatos de vídeo (acima).
AC3
Codificador de áudio 3, uma tecnologia de compressão de áudio desenvolvida pelos laboratórios Dolby.
AAC
Codificador de áudio avançado, um esquema de codificação para áudio digital com perdas padronizado. – O codificador AAC consegue obter uma melhor qualidade de som do que o formato MP3 em taxas de kbits similares.
Vorbis
Um padrão aberto, altamente comprimido quando comparado ao formato MP3 ou AAC, – O codificador Vorbis consegue obter uma melhor qualidade de som do que o formato MP3 em taxas de kbits similares.
FLAC
Um codificador de áudio livre e sem perdas. O áudio digital comprimido pelo algoritmo FLAC pode tipicamente ser reduzido em 50-60% de seu tamanho original, e descomprimido em uma cópia idêntica dos dados originais de áudio.
PCM
Modulação de pulsos de código, um método usado para representar digitalmente as amostras de sinais analógicos. Esta é a forma padrão de áudio digital em computadores e diversos dispositivos «Blu-ray», «Compact Discs» e formatos de «DVD», bem como outras utilizações como sistemas de telefonia digital.

Limitações conhecidas

Tamanho da saída de vídeo

Alguns codificadores impõem limitações no tamanho das suas saídas, o codificador H.264, por exemplo, requer que tanto a altura e a largura do vídeo sejam divisíveis por 2.