Caminhos relativos

Muitos arquivos Blender referenciam imagens externas ou outros arquivos Blender que são usados(as) como bibliotecas vinculadas. Um caminho informa ao Blender onde pesquisar estes arquivos. Caso os arquivos externos sejam movidos, o arquivo Blender que os referencia não será apresentado corretamente.

Quando você especifica um desses arquivo externos, a opção padrão é tornar os caminhos relativos. O Blender guarda uma informação de caminho parcial relativo a localização do diretório do arquivo Blender que os está referenciando. Esta escolha ajuda bastante quando há necessidade de reorganizar as pastas ou mover seus arquivos.

Através de um caminho relativo, você pode mover o arquivo Blender para uma nova localização desde que os arquivos externos de bibliotecas vinculadas sejam movidos juntamente com ele. Por exemplo, você pode enviar para alguém uma pasta que contenha o arquivo Blender e uma sub-pasta de imagens externas que ele referencia.

When relative paths are supported, the File Browser provides a Relative Path checkbox, when entering the path into a text field, use a double slash prefix (//) to make it so.

Os caminhos relativos são padrão, mas isso pode ser alterado na aba Arquivo do editor de preferências de usuário.

Nota

Você não poderá usar entradas com caminhos relativos em um arquivo Blender não salvo (com o nome untitled), ou logo que o abra sem salvá-lo ao menos uma vez. Salve-o antes de fazer quaisquer vínculos com arquivos externos.

Dica

Caso seja necessário relocar um arquivo Blender relativo a seus recursos vinculados, use a opção presente no menu «Arquivo», Salvar como, que possui uma opção para Remapear caminhos relativos, que é usada para refazer vínculos.