Modos para objetos

../../_images/editors_3dview_modes_menu.png

O menu seletor de modos

Os Modos são uma funcionalidade orientada a nível de objeto no Blender, o que significa que o aplicativo Blender como um todo está sempre em um modo singular, e que os modos disponíveis variam dependendo do tipo de objeto selecionado ativo – a maior parte dos mesmos somente habilitam o Modo de objeto, como as (câmeras, lâmpadas, etc…). Cada um dos modos é projetado para a edição de aspectos específicos do objeto selecionado. Veja a tabela Os modos do Blender abaixo para mais detalhes.

Você define o modo atual através do seletor de Modos presente no cabeçalho da Janela de visualização 3D (veja a imagem O menu seletor de modos).

Nota

Você poderá selecionar os objetos como um todo somente dentro do Modo de objeto. E todos os outros, a seleção do objeto atual é «bloqueada» (com exceção, até certo ponto, com o Modo de pose para as armações de ossos).

Os modos podem afetar muitas coisas no Blender:

  • Eles podem modificar os painéis e ou controles disponíveis em algumas abas dos editores de propriedades.
  • Eles podem modificar o comportamento do editor como um todo, como por exemplo, o Editor de imagens e UVs e o editor Janela de visualização 3D.
  • Eles podem modificar as ferramentas disponíveis nos cabeçalhos (como os menus ou as entradas de menus, bem como outros controles…). Por exemplo, dentro do editor Janela de visualização 3D, o menu Objeto no Modo de objeto altera-se para o menu Malha quando está no Modo de edição (com um objeto de malha ativo !), e para um menu de Pintura no Modo de pintura de vértices
Os modos do Blender
Ícone Nome Atalho Detalhes
../../_images/editors_3dview_modes_icons-object-mode.png
Modo de objeto Nenhum [1] O modo padrão, disponível para todos os tipos de objetos, pelo fato de ser dedicado a edição de blocos de dados de Objeto (como o posicionamento, rotação e tamanho).
../../_images/editors_3dview_modes_icons-edit-mode.png
Modo de edição Tab [1] Um modo disponível para todos os tipos de objetos renderizáveis, pelo fato de ser dedicado a edição dos blocos de dados dos Dados do objeto, em geral, referentes ao seu «formato» (ou seja, dedicado a edição de vértices, faces, e arestas para malhas, pontos de controle para as curvas e superfícies, etc…).
../../_images/editors_3dview_modes_icons-sculpt-mode.png
Modo de escultura Nenhum [1] Um modo somente para malhas, que habilita as ferramentas de escultura de malhas em 3D do Blender.
../../_images/editors_3dview_modes_icons-vertex-paint.png
Modo de pintura de vértices Nenhum [1] Um modo somente para malhas, que permite que você defina as cores dos vértices de sua malha (através da «pintura» dos mesmos).
../../_images/editors_3dview_modes_icons-weight-paint.png
Modo de pintura de pesos de influência Ctrl-Tab [2] Um modo somente para malhas, dedicado a pintura e definição dos pesos de influência dos vértices.
../../_images/editors_3dview_modes_icons-texture-paint.png
Modo de pintura de textura Nenhum [1] Um modo somente para malhas, que permite que você pinte as texturas de sua malha diretamente sobre o modelo, nas vistas da Janela de visualização 3D.
../../_images/editors_3dview_modes_icons-particle-edit.png
Modo de edição de partículas Nenhum [1] Um modo somente para malhas, dedicado aos sistemas de partículas, útil com sistemas de partículas editáveis (como cabelos).
../../_images/editors_3dview_modes_icons-pose-mode.png
Modo de pose Ctrl-Tab [2] Um modo somente para armações de ossos, dedicado a construção de poses das armações.
../../_images/editors_3dview_modes_icons-grease-pencil.png
Modo de edição de traços D-Tab Um modo somente para o lápis de cera, dedicado a edição dos traços da ferramenta de Lápis de cera.
[1](1, 2, 3, 4, 5, 6) Tab alterna para o Modo de edição.
[2](1, 2) Ctrl-Tab switches between the Weight Paint Mode (meshes)/Pose Mode (armatures), and the other current one (by default, the Object Mode). However, the same shortcut has other, internal meanings in some modes (e.g. in Sculpt Mode, it is used to select the current brush)…

Como você poderá perceber, a utilização de atalhos para alternar entre os modos pode necessitar um pouco de prática, especialmente com as malhas.

Nota

O cursor se tornará um pincel nos modos de Pintura e escultura.

We will not go into any more detail on mode usages here, because most of them are tackled in their specific section.

Dica

Caso você esteja lendo este manual, e algum botão ou opção de menu que esteja referenciada não apareça em sua tela, pode ser que possivelmente você não esteja dentro do modo apropriado para que esta opção seja válida.