Contextual Views

The 3D View has several «contextual view» modes that can be set for a particular 3D View. These views can change how the overall 3D View looks or how you interact with objects.

Visualização global ou local

Referência

Mode:All modes
Menu:View ‣ View Global/Local
Hotkey:NumpadSlash

A visualização global mostra todos os objetos 3D presentes na cena. A visualização local isola os objetos selecionados, de maneira que eles sejam os únicos visíveis na porta de visão. Isto é útil para o trabalho em objetos que estão obscurecidos ou oclusos por outros objetos, ou para acelerar a performance da porta de visão em cenas pesadas.

Você pode alternar entre as visualizações Global e Local selecionando a opção a partir do menu Visualizar ou utilizando o atalho Tecl. Num. Barra á dir..

../../../_images/editors_3dview_navigate_views_local1.png

Visualização global.

../../../_images/editors_3dview_navigate_views_local2.png

Visualização local.

Nota

These notes cover changes in local view which are not immediately obvious.

Cursor 3D
In local view the 3D cursor is not locked to the scene. Instead, each view has an independent cursor location.
Camadas

Local view bypasses layers, using only the selected objects when entering local view. Although new objects may be added while in local view.

Também é possível enviar objetos para fora da visualização local, através da utilização do menu Objeto ‣ Mover para fora da visualização local, o que pode ser útil para isolar futuramente as seleções.

Previsões de renderização
Preview renders will still use lamps outside the local view, this allows you to quickly render previews without having to remember to select all lamps when entering local view.

Dica

Pode ocorrer o pressionamento da tecla de atalho Tecl. Num. Barra á dir. de maneira acidental, muitas vezes se você for um novato no Blender, portanto se um monte de objetos presentes em sua cena de repente «desaparecerem misteriosamente» tente «desligar» o modo de visualização local.

Visualização em quatro vistas

Referência

Mode:All modes
Menu:View ‣ Toggle Quad View
Panel:Properties region ‣ Display ‣ Toggle Quad View
Hotkey:Ctrl-Alt-Q

A opção Alternar para visualização em quatro vistas irá dividir a Janela de visualização 3D em quatro vistas: três vistas em projeção Ortográfica (com vistas de topo, direita e frente) e uma vista livre entre a visão de Câmera e as vistas de Usuário. Esta visualização irá permitir a você a visualização instantânea de seu modelo a partir de um determinado número de pontos de visão. Neste tipo de método organizacional, você poderá ampliar ou reduzir a visualização, bem como alterar o panorama das vistas nomeadas independentemente, mas não poderá rotacionar a visualização.

Atalhos para todas as vistas em um único passo:

  • Mostrar tudo Ctrl-Home
  • Visualizar seleção Ctrl-Tecl. Num. Ponto

Nota

A visualização em quatro vistas é diferente de dividir a área e fazer o seu alinhamento de forma manual. Na visualização em quatro vistas, as quatro vistas ainda são parte de uma única janela do editor Janela de visualização 3D. Portanto, elas compartilham as mesmas opções de desenho e camadas.

../../../_images/editors_3dview_navigate_views_quad.png

Exemplo de visualização em quatro vistas.

Opções

Estas opções podem ser encontradas dentro dos Painéis de propriedades (região) ‣ Mostrar (painel).

Bloquear
If you want to be able to rotate each view, you can uncheck the Locked option.
Caixa
Sincroniza a posição de visualização entre as vistas nomeadas.
Cortar
Limita a visualização de objetos com base no que está visível em outras vistas nomeadas (topo, direita e frente).