Modo de caminhada e voo

Quando você tiver de posicionar a visualização, normalmente você fará como está descrito anteriormente.

Contudo, existem casos nos quais você irá realmente preferir navegar em seu modelo, especialmente se este for bem grande, como ambientes ou algum modelo arquitetural. Nestes casos, a visualização do modelo em modo de projeção em perspectiva possui algumas limitações, por exemplo após a ampliação de um panorama até um certo nível, ele se tornará extremamente desconfortável e difícil de navegar, ou chegará a um ponto onde você não poderá mover a câmera nem um pouco mais próximo. Como um exemplo, tente navegar para um objeto bem distante dentro da visualização através dos métodos tradicionais (descritos anteriormente) e veja o que poderá ser obtido.

Através dos modos de caminhada e voo, você poderá se mover, alterar o panorama, se inclinar e se aproximar com a câmera em formato de carrinho nos arredores da cena sem nenhuma dessas limitações que acabamos de descrever.

../../../_images/editors_3dview_navigate_walk-fly_view-navigation-panel.png

Navegação na visualização.

Dentro do editor de Preferências de usuário, selecione o modo de navegação que você gostaria de utilizar como o seu padrão quando estiver acionando os operadores de navegação na visualização.

Nota

Este modo atualmente move a câmera usada pela visualização. Isto significa que quando você estiver em modo de visão de câmera, ele moverá a câmera ativa, o que é uma outra maneira de posicioná-la e apontá-la.

Modo de caminhada

Referência

Mode:All modes
Menu:View ‣ View Navigation ‣ Walk Navigation
Hotkey:Shift-F

Ao ser ativado este modo, o ponteiro do mouse irá se mover para o centro da visualização e um marcador em formato de cruz aparecerá…

Este modo de navegação se comporta de maneira similar aos sistemas de navegação em primeira pessoa disponível na maioria dos jogos 3D no mundo atualmente. Ele funciona através de uma combinação de atalhos de teclado (W, A, S, D) e movimentos do mouse. Por padrão, a navegação está dentro do modo «livre», sem nenhuma influência da gravidade. Você pode alternar entre o modo de «gravidade» e o modo «livre» durante a navegação utilizando o atalho Tab.

Para se mover aos lugares de maneira mais rápida, você poderá usar o teleporte através da Barra de espaço nos arredores de sua cena. Caso haja um objeto na frente da caminhada ou que cruze ou mesmo aponte em seu caminho, você se moverá nesta direção até que você alcance o ponto (deslocado pelo valor de altura da câmera definido dentro das Preferências de usuário)

Atalhos

  • Mover o mouse para a esquerda ou para a direita irá alterar a direção do panorama (para onde aponta a vista) da visualização nas direções similares, mover para cima ou para baixo irá inclinar a visualização para cima ou para baixo.
  • Para mover a câmera para frente ou para trás, use W, S.
  • Para deslocar-se lateralmente sem alteração da direção de panorama A, D.
  • Saltar V – somente no modo de gravidade.
  • Mover o panorama para cima ou para baixo Q, E – somente no modo livre.
  • Alternar entre os modos livre e gravidade Tab.
  • Change the movement speed: - WheelUp or NumpadPlus to increase the movement speed for this open session. - WheelDown or NumpadMinus to decrease the movement speed for this open session. - Shift (hold) – to speed up the movement temporarily. - Alt (hold) – to slow down the movement temporarily.

Quando você estiver satisfeito com a nova visualização, clique com o click BEM to confirmar a posição da câmera. No caso de você querer retornar ao local de onde iniciou o modo de navegação atual, pressione Esc or BDM, como usualmente.

Caso os valores padrão (velocidade, sensibilidade do mouse, …) necessitem de ajustes para seu projeto, dentro das Preferências de usuário, vocẽ poderá selecionar algumas opções para o sistema de navegação:

Modo de voo

Referência

Mode:All modes
Menu:View ‣ View Navigation ‣ Fly Navigation
Hotkey:Shift-F

On activation the mouse pointer will move at the center of the view, and a squared marker will appear – a sort of HUD…

Algumas das opções do Modo de voo são influenciadas pela posição do ponteiro do mouse relativo ao centro da visualização em si, e o marcador quadrado em torno de seu centro fornece uma espécie de «região segura» onde você pode posicionar o mouse para que ele não tenha efeitos sobre a visualização. Quanto mais você move o ponteiro do mouse para longe do marcador, mais você aponta a direção do panorama, ou trilha, etc.

Atalhos

  • Mover o mouse para a esquerda ou para a direita irá alterar a direção do panorama (para onde aponta a vista) da visualização nas direções similares, mover para cima ou para baixo irá inclinar a visualização para cima ou para baixo.

  • Move the view forward/backward: - WheelUp or NumpadPlus to accelerate the movement forward. - WheelDown or NumpadMinus to accelerate the movement backward.

    Portanto, se a visualização está se movendo para frente, Rodar para baixo ou Tecl. Num. - irá eventualmente parar este movimento e então fará com que ele comece a retroceder, etc…

  • Drag the MMB to dolly. In this case the view can move laterally on its local axis at the moment you drag the mouse – quite obviously, dragging left/right/up/down makes the view dolly on the left/right/up/down respectively.

Quando você estiver satisfeito com a nova visualização, clique com o click BEM to confirmar a posição da câmera. No caso de você querer retornar ao local de onde iniciou o modo de navegação atual, pressione Esc or BDM, como usualmente.