Ponto mediano

Referência

Mode:Object Mode and Edit Mode
Header:pivot-icon Pivot Point ‣ Median Point
Hotkey:Ctrl-Comma

O ponto mediano pode ser considerado como sendo bastante similar ao conceito de «Centro de gravidade» (COG em Inglês). Caso assumamos que cada elemento (objeto, face, vértice, etc) da seleção possui a mesma massa, o ponto mediano deverá estar situado no ponto de equilíbrio para a seleção.

No Modo de objeto

No Modo de objeto, o Blender considera somente as origens dos objetos ao determinar o ponto mediano. Isto pode levar a resultados contra-intuitivos. Na imagem O ponto mediano no Modo de objeto. abaixo, você poderá ver que o ponto mediano está localizado entre as origens dos objetos e poderá está em algum ponto que não é de maneira alguma próximo as malhas dos objetos (centro geométrico).

../../../../../../../_images/editors_3dview_object_editing_transform_control_pivot-point_median-point_object-mode.png

O ponto mediano no Modo de objeto.

No Modo de edição

No Modo de edição, o ponto mediano é determinado através das partes selecionadas que possuem a maior parte dos elementos. Por exemplo, na imagem O ponto mediano no Modo de edição., quando existem dois cubos com um número equivalente de vértices, o ponto mediano estará localizado entre ambos os cubos. Contudo, caso realizemos uma subdivisão em um dos cubos múltiplas vezes de maneira que este possua muito mais vértices, você poderá ver que o ponto mediano foi alterado para a região com a maior quantidade de vértices selecionados.

../../../../../../../_images/editors_3dview_object_editing_transform_control_pivot-point_median-point_edit-mode.png

O ponto mediano no Modo de edição.