Duplicação por faces

Referência

Mode:Object Mode
Panel:Object ‣ Duplication
Menu:Object ‣ Make Dupli-Face

A Duplicação por faces (chamada também de Duplifaces, em Inglês), é a capacidade de replicar um objeto em cada face de um objeto parente. Uma das melhores maneiras de explicar isto é através de uma ilustração de exemplo.

Escala

Scales each instances according to the size of its corresponding face.

Inherit Scale
Scale the DupliFaces objects.

Make Dupli-Face tool converts linked objects (that share mesh data) into dupli-face instanced. This tool creates the parent object (duplicator) with faces where the objects were, then it uses Duplication Faces to put instances at the location of every created face.

You can to go back from DupliFaces instancing to multiple linked objects using Object ‣ Apply ‣ Make Duplicates Real, Shift-Ctrl-A.

Veja também

Exemplo de arquivo Blender

Download the blend-file used for the examples on this page here.

Utilização básica

Neste exemplo, nós iremos utilizar uma esfera UV com um «polo norte» no qual foi feita uma operação de extrusão como o nosso objeto base e o cubo como a nossa malha parente. Para parentear a esfera ao cubo, no Modo de objeto, primeiramente clique com o BDM para selecionar a esfera, e então use Shift-BDM para selecionar o cubo (a ordem é muito importante aqui), e finalmente use o atalho Ctrl-P para criar o parentesco entre ambas.

../../../../../_images/editors_3dview_object_properties_duplication_duplifaces_cube-before.png

Um cubo e uma esfera.

../../../../../_images/editors_3dview_object_properties_duplication_duplifaces_cube-after.png

Duplicação por faces aplicada ao cubo.

O próximo passo, é ir na aba de contexto de Objeto ‣ Duplicações (painel), e habilitar Faces. A esfera será duplicada em cada uma das faces do cubo.

Nota

Propriedades herdadas

A localização, orientação, e escala da(s) criança(s) duplicadas irá combinar com aquela presente nas faces do parente. Portanto, caso diversos objetos estejam parenteados ao cubo, todos eles serão duplicados uma vez para cada face presente no cubo. Caso o cubo seja subdividido, cada uma das crianças será duplicada para cada face presente no cubo.

Tanto o objeto parente quanto o original são mostrados como «modelos» editáveis na Janela de visualização 3D, mas nenhum deles é renderizado.

Escala

../../../../../_images/editors_3dview_object_properties_duplication_duplifaces_scale-enabled.png

Escalonamento habilitado.

../../../../../_images/editors_3dview_object_properties_duplication_duplifaces_scale-changed.png

A face no topo do cubo teve sua escala reduzida.

Através da caixa de marcação Escala para o objeto parente, a escala dos objetos criança irá ser adaptada ao tamanho de cada face presente no objeto parente.

Portanto, pelo re-escalonamento das faces do objeto parente, o tamanho do objeto duplicado irá ser alterado de maneira similar.

Limitações / Considerações

O posicionamento da geometria duplicada relativa as faces é dependente da posição dos objetos criança relativos a origem do objeto duplicador. Isto pode levar a alguns artefatos visuais dentro do editor conforme a geometria dos objetos originais de sobrepõe ou intersecciona com as duplicatas. Um método de contorno é mover a origem da malha duplicadora um pouco mais distante do plano das faces.

Caso a geometria das crianças não seja simétrica, então a orientação da face (como determinado pela ordem de seus vértices) pode ser importante. A partir da versão 2.70, o Blender não possui mais ferramentas as quais permitem que você ajuste o ordenamento dos vértices em uma face.

Contudo, existe um fluxo de trabalho que permite que você faça isso. Crie um simples quadrado e habilite as duplicações por faces de maneira que você possa ver a geometria duplicada em seu editor. Caso a orientação não seja a que você deseja, rotacione a face até que esteja da maneira que deseja. Tipicamente, você irá querer fazes estas rotações no Modo de edição, e não no Modo de objeto, mas isso não é uma regra intransponível.

Uma vez que você tenha a orientação adequada, duplique por faces e mova as duplicatas para os locais onde você as quer. Repita este processo até que você tenha faces suficientes. Devido ao fato de ser comum para estas faces acabarem se tornando uma «tampa» entre si, a sua geometria terá bastante vértices duplicados. Utilize a opção Remover duplicações presente na Estante de ferramentas (região), enquanto no Modo de edição.

Vídeo de demonstração

Um breve vídeo mostrando este fluxo de trabalho: