Grupos

Podem haver muitos objetos presentes dentro de uma cena: Uma cena típica de um cenário consistem em muitos objetos de decoração, luzes, móveis, objetos cenográficos e panos de fundo. O Blender ajuda você a manter todas as coisas organizadas permitindo que você agrupe objetos que se relacionam em conjunto.

../../../../../_images/editors_3dview_object_properties_relations_groups_cubes.png

Objetos agrupados.

Agrupe objetos em conjunto sem quaisquer tipos de relacionamentos de transformações. Utilize os grupos simplesmente para a organização lógica de sua cena, ou para facilitar a pesquisa de objetos que podem ser anexados ou vinculados entre arquivos ou entre cenas. Os objetos que são parte de um grupo sempre são mostrados na cor verde claro quando estão selecionados. Veja a imagem Objetos agrupados..

Grupos (menu)

Referência

Mode:Object Mode
Menu:Object ‣ Groups
Hotkey:Ctrl-G, etc.
Criar um novo grupo, use Ctrl-G
Quando não há grupos já criados (os quais permitem agregar objetos), o atalho cria um novo grupo e adiciona os itens selecionados ao mesmo. O nome do grupo pode ser especificado no painel de operadores Criar um novo grupo, presente na base da Estante de ferramentas (região).
Remover um objeto de um grupo ou de todos os grupos Ctrl-Alt-G
Remove o objeto selecionado a partir de um grupo. Caso o objeto pertença a mais de um grupo, uma caixa de diálogo aparecerá permitindo que você selecione o grupo e apresentará também uma opção que permite removê-lo de todos os grupos.
Removing from All Groups Shift-Ctrl-Alt-G
Remove os objetos selecionados de todos os grupos.
Adicionar selecionados ao grupo ativo Shift-Ctrl-G
Adiciona os objetos selecionados para os grupos aos quais o objeto ativo pertence.
Remover selecionados do grupo ativo Shift-Alt-G
Faz com que os objetos selecionados sejam removidos a partir dos grupos os quais o objeto ativo pertence.

Grupos (painel)

Referência

Mode:Object Mode
Panel:Object tab ‣ Groups
../../../../../_images/editors_3dview_object_properties_relations_groups_panel-outliner.png

O painel Grupos e o Esquematizador.

Todos os grupos aos quais um objeto está atribuído estão listados dentro do editor Janela de propriedades, dentro de Objeto (aba) ‣ Grupos (painel).

Adicionar ao grupo
Adicione os objetos selecionados a partir de um grupo. Uma caixa de diálogo permite que você especifique o grupo ao qual os objetos serão adicionados.
Novo +
Cria um novo grupo e adiciona os objeto(s) selecionados ao mesmo.
Nome
Para renomear um grupo, simplesmente clique no campo do nome do grupo dentro da lista de grupos no painel.
Remover X
Para remover um objeto a partir de um grupo, encontre o nome do grupo a partir do qual você deseja remover o objeto, e clique no X a direita do nome do grupo.
Especiais
Desvincular grupo, Selecionar grupo, Definir deslocamento a partir do cursor
Visibilidade da duplicação por grupos
A restrição de conteúdos dos grupos através da visibilidade das camadas: O conjunto (agrupamento) de botões de camadas atrelado a cada um dos grupos determina a partir de quais camadas os objetos agrupados serão inclusos quando duplicados. Caso o seu grupo contenha objetos nas camadas 10, 11 e 12, mas você desabilite o botão referente a camada 12 dentro dos controles dos grupos (no painel), as duplicatas deste grupo (usando a funcionalidade de Duplicação por grupos) irá mostrar somente as porções do grupo que residem nas camadas 10 e 11.
Deslocamento
Applies a locational offset of the dupli-instanced groups from the original object’s origin.

Veja também

Anexando ou vinculando grupos

Para anexar um grupo a partir de um outro arquivo Blender, consulte a página sobre bibliotecas vinculadas. De maneira resumida, o processo consiste em usar a opção Arquivo ‣ Vincular / Anexar, selecionar um arquivo Blender a partir do navegador de arquivos e então, o grupo desejado.

Dica

Selecionando grupos

Os grupos podem ser selecionados, veja selecionar agrupados para mais informações.