Introdução

A seleção determina quais elementos serão os alvos de nossas ações. As seleções funcionam na cena atual nos objetos visíveis (Atenção: isso refere-se aos objetos não ocultos, e não aqueles que não estão sendo mostrados atualmente na porta de visão). O Blender possui muitos métodos de seleção avançados. Tanto no Modo de objeto quanto no Modo de edição.

As seleções e o Objeto ativo.

O Blender distingue entre dois estados diferentes de seleção:

../../../../_images/editors_3dview_object_selecting_introduction_color.png

Os objetos não selecionados são desenhados na cor preta, os objetos selecionados são desenhados na cor laranja, e os objetos ativos da seleção são desenhados em amarelo.

No Modo de objeto, o último objeto (de)selecionado é chamado de «Objeto ativo» e é contornado em amarelo (os outros permanecem na cor laranja). Existe exatamente somente um objeto ativo em quaisquer lapsos de tempo (mesmo quando nada está selecionado).

Muitas ações no Blender usam o objeto ativo como referência (por exemplo as operações de criação de vínculos). Caso você já tenha uma seleção e precise tornar um objeto diferente como sendo o ativo, simplesmente refaça a sua seleção novamente usando Shift-BDM.

Todos os outros objetos selecionados são somente objetos selecionados. Você pode selecionar um número qualquer de objetos. De maneira a alterar as suas propriedades ou realizar operações em todos os objetos selecionados (como ossos e / ou faixas de sequências, por exemplo), mantenha a tecla Alt pressionada durante as confirmações da operação.