Introdução

../../_images/editors_dope-sheet_introduction_overview.png

O editor Tabela de animação.

The Dope Sheet gives the animator a «birds-eye-view» of everything occurring within a scene. It contains a collection of animation editors.

Os animadores clássicos que faziam desenhos a mão muitas vezes criavam uma tabela, mostrando exatamente quando cada um dos movimentos dos desenhos, sons e câmeras deveriam ocorrer, e por quanto tempo. Eles apelidavam isto como Tabela de animação. Mesmo que os fundamentos da computação gráfica sejam drasticamente diferentes das animações clássicas feitas a mão, a Tabela de animação do Blender herda uma diretiva similar. Ela fornece aos animadores uma «visão mais abrangente» de todas as coisas que estão ocorrendo dentro de uma cena.

Modos da tabela de animação

../../_images/editors_dope-sheet_introduction_modes.png

Dope Sheet modes.

Enquanto o modo nativo da Tabela de animação permite que você edite múltiplas ações simultaneamente, os outros modos são dedicados a visualizar e editar os blocos de dados expecíficos usados em diferentes contextos das animações.

Interface

A interface do editor Tabela de animação é de certa maneira, similar aquela presente no Editor gráfico, e é dividida em três regiões:

../../_images/editors_dope-sheet_action_editor.png

O Editor de ações com alguns canais para objetos.

Região principal

It contains the keyframes for all visible action channels. As with the other «time» editor, the X axis represents time. The Y axis has no mean in itself, unlike with the Graph Editor, it is a «stack» of action channels.

Each one being shown as a horizontal colored strip (of a darker shade «during» the animated/keyed period). On these channel strips lay the keyframes, visualized as light gray (unselected) or yellow (selected) diamonds.

Uma das principais funcionalidades deste editor é que ele permite qye você visualize imediatamente quais canais (ou seja, curvas-f) são realmente afetadas. Quando os valores de um determinado canal não são alterados de maneira alguma entre dois quadros-chave avizinhados («quadros-chave de intervalo longo»), uma barra cinza (para os não selecionados) ou uma amarela (para os selecionados) é desenhada entre eles. Barras similares são desenhadas entre os quadros-chave marcados como Mantenimento de moção.

Região de canais

../../_images/editors_dope-sheet_introduction_action-editor-sliders.png

A região dos canais no Editor de ações.

Veja Canais.