Linha do tempo

O editor Linha do tempo, identificado por um ícone de relógio, não é tão relacionado as edições como os outros editores, mas mais relacionado a informações e controle das reproduções das animações.

../_images/editors_timeline_interface.png

O editor Linha do tempo.

The Timeline is one of an animator’s most useful tools as it can give a broad overview of a scene’s animation. The Timeline can communicate the current time frame, either in frames or in seconds, where the keyframes are of the active object, the start and end frames of your animation, markers, etc.

O editor Linha do tempo possui controles de reprodução, para iniciar ou pausar a animação, e para saltar através de algumas partes da cena.

Ele também possui algumas ferramentas para Quadros-chave, Conjuntos de inserção de chaves, e Marcadores.

Visão principal

A região principal do editor Linha do tempo mostra os quadros de animação sobre um intervalo de tempo.

../_images/editors_timeline_main.png

Timeline main view.

Ajustando a visualização

O editor Linha do tempo pode ter seu panorama de visualização movido mantendo pressionado BMM, e então arrastando a área para esquerda ou para a direita.

Você pode ampliar a visualização do editor Linha do tempo através da utilização do Ctrl-BMM, usando a Roda do mouse, ou pressionando Tecl. Num. - ou Tecl. Num. +.

Cursor de tempo

O Cursor de tempo é representado pela linha verde, ele é usado para definir e exibir o quadro atual de tempo.

../_images/editors_timeline_cursor.png

O cursor de tempo.

O Cursor de tempo pode ser definido ou movido para uma nova posição através de pressionar ou manter pressionado o BEM dentro do editor Linha do tempo.

O quadro atual ou segundo pode ser mostrado no Cursor de tempo, verifique o menu Visualizar para mais definições.

O Cursor de tempo pode ser movido em passos pressionando as teclas Seta a esquerda ou Seta a direita, ou em passos de 10 quadros pressionando Shift-Seta para cima ou Shift-Seta para baixo.

Intervalo de reprodução e renderização

Por padrão, o Intervalo de reprodução ou Intervalo de renderização (Normalmente, partindo do quadro 1 ao quadro 200), está em uma cor mais clara de cinza. O quadro inicial e quadro final pode ser definido pelo Cursor de tempo pressionando S ou E. O Intervalo de reprodução também pode ser definido pressionando o atalho P e então desenhar uma caixa.

Quadros-chave

Para os objetos ativos e selecionados, os quadros-chave são mostrados como uma linha amarela. Para as Armações, os quadros-chave dos objetos e os quadros-chave para os ossos de pose são desenhados.

A opção Somente os canais selecionados pode ser habilitada através da opção de menu Visualizar ‣ Somente os canais selecionados.

Marcadores

veja a página sobre os Marcadores para mais informações.