Faixas de som

Bem como ocorre com as imagens e filmes, o editor de sequências de vídeo também pode editar as trilhas de áudio. Você pode adicionar faixas de áudio em formato de onda (Waveform Audio format WAV), mp3 e outros arquivos em formatos de áudio a partir de seu disco rígido, ou a partir de sons codificados e contidos dentro de um filme, e então misturá-los usando uma curva-f como controle de volume.

../../../../_images/editors_vse_sequencer_strips_sound_editing.png

Example of sound editing.

Opções

Empacotar
Isto permite que você salve o arquivo de áudio em um arquivo Blender.
Armazenar em cache
O sistema de cache carrega o arquivo na memória RAM e o reproduz a partir desse local, ao invés de fazer a leitura do mesmo a partir do disco rígido.
Desenhar formato de onda
Desenha tanto o formato de onda ou o nome da faixa, nome do arquivo e sua duração. Isto pode ser útil para a sincronização de duas ou mais faixas de som.
Volume
Controls the volume of the strip. Typically values should be between 0 and 1. If you use higher values it’s possible that clipping happens, which drastically influences sound quality.
Compasso
Transposes the frequency of the audio. This basically changes the playback speed of the sound which also results in a pitch change. Unfortunately this leads to possible seeking errors and the length of the strip isn’t updated as well.
Panorama
Used to pan the audio from left and right channels. Only works for mono sources. Values can be between -2 and 2, where 0 means front/center, -1 means to the left and 1 to the right. In case of multichannel audio (rear speakers) you can pan to those with the higher values: -2, 2 is back. So this value basically represents the angle at which it’s played.
Corte de duração (seco)
Desloca o início e o final de uma faixa de som.

Trabalhando com trilhas de áudio

Uma faixa de som é tratada como quaisquer outras faixas presentes no editor de sequências de vídeo. Você pode agarrar e movê-la, ajustar o seu deslocamento inicial usando BDM usando as setas presentes nas suas terminações, e o atalho K para cortá-las em porções menores. Um exemplo útil é o corte de sons indesejados em plano de fundo («ummmsss», etc…) e tempos em que as vozes não aparecem.

Você pode ter quantas faixas de som desejar e o resultado será a finalização (mixagem) de todos eles. Você pode dar a cada uma das faixas o seu próprio nome e volume através dos painéis da região dos painéis de propriedades.

A sobreposição de faixas é automaticamente misturada durante o processo de renderização. Por exemplo, você pode ter o anunciante no canal 5, a música em plano de fundo no canal 6, e os efeitos de sons naturais do cotidiano no canal 7 (Esses sons também são apelidados de «Foley» em Inglês, verifique «Foley(cinema)» na enciclopédia livre Wikipedia).

Veja também

No menu Reproduzir (menu) do editor Linha do tempo você encontrará algumas opções relacionadas ao comportamento da reprodução de áudio.

Animando as propriedades das trilhas de áudio

Para animar as faixas de som, simplesmente use o atalho I (para inserir quadros-chave) sobre quaisquer de seus valores. Exemplos de animação de faixas de áudio mais comuns são o esmaecimento ou aumento do volume em relação a música de plano de fundo ou o ajuste dos níveis de volume. Faixas de som em camadas ou entrecruzadas são adicionadas em conjunto; o canal mais baixo não sobrepõe e corta os resultados dos canais mais altos (diferentemente do que ocorre com as faixas de imagem e vídeo). Isto transforma o Blender em um sistema de mixagem de áudio. Através da adição das trilhas de áudio e utilização das curvas para ajuste dos níveis de áudio de cada uma das trilhas de som, você tem em mãos um sistema de finalização de áudio de múltiplas trilhas (também chamado de multi-pistas).

Saída

Existem duas maneiras de renderizar a saída de seu áudio. Você pode tanto codificá-lo em um arquivo de vídeo (através de multiplexação) ou em seu próprio arquivo de áudio. Para renderizar o seu áudio em um arquivo de vídeo, certifique-se de utilizar um formato de vídeo que tenha suporte a um codificador com saída de áudio e clique no botão Animação no editor Janela de propriedades, no contexto de Renderização. Leia mais sobre como fazer isto na página. Para renderizar a finalização de áudio como um único arquivo, use o botão Áudio, presente no mesmo local. Leia mais sobre como fazer isto também na página sobre saída de vídeo.

Limitações conhecidas

Barulhos agudos, Chiados e Bolhas

Em alguns casos, quando o sistema de Cache está desabilitado, alguns barulhos agudos e ruídos são introduzidos na reprodução.

Caso você ouça bolhas de som e chiados, comumente é um sinal de que o seu equipamento não pode manter a reprodução dos sons em tempo real. Não se preocupe, pois essas ocorrências não estarão presentes em sua saída de animação final renderizada.

Note também que, um chiado estático poderá ocorrer todas as vezes que duas ou mais faixas de som estejam se sobrepondo na linha do tempo. Nesses casos, a recomendação de verificar as configurações e hardware também se aplica.