Desfazer e refazer

As ferramentas listadas abaixo irão permitir que você desfaça ações acidentais, refaça a sua última ação, ou permitirão que você escolha entre recuperar seu trabalho para um ponto em específico no tempo, a partir da escolha em uma lista de ações recentemente realizadas e que foram gravadas pelo Blender.

Desfazer

Referência

Mode:All Modes
Panel:Tool Shelf ‣ Tools ‣ History ‣ Undo
Menu:Object/Object types ‣ Undo
Hotkey:Ctrl-Z

Caso você queira desfazer a sua última ação, simplesmente pressione o atalho Ctrl-Z.

Veja também

Você pode alterar os padrões de funcionamento das funções de desfazer na seção de Edição das preferências de usuário.

Refazer

Referência

Mode:All Modes
Panel:Tool Shelf ‣ Tools ‣ History ‣ Redo
Menu:Object/Object types ‣ Redo
Hotkey:Shift-Ctrl-Z

To roll back the Undo action, press Shift-Ctrl-Z.

Refazer a última ação

Referência

Mode:All Modes
Panel:Operator panel
Hotkey:F6

A operação de Refazer é uma abreviação da ação de Desfazer a última ação. Pressionar F6 após uma ação, irá mostrar a você uma janela de contexto sensitivo com base na sua última ação tomada e o Modo e Editor no qual o Blender estava sendo usado naquele determinado momento.

Por exemplo, caso a sua última ação tenha sido a rotação de um objeto no Modo de objeto, o Blender irá mostrar a você o último valor alterado para o ângulo (Veja a imagem Redo Last. a esquerda), onde você pode alterar as suas ações completamente por exemplo pressionando o atalho Tecl. Num. 0. Existem outras opções bastante úteis, com base nos contextos de suas ações, e você pode não somente desfazer as ações, mas alterá-las completamente usando as opções disponíveis.

Caso você esteja no Modo de edição, o Blender também irá alterar os conteúdos desta janela com base nas suas últimas ações realizadas. Em nosso segundo exemplo (na direita), a última ação tomada foi a movimentação de um vértice; nós também fizemos um escalonamento em uma face, e como você pode ver, os conteúdos do menu da caixa de diálogo são diferentes, por conta do modo de funcionamento do editor (Modo de edição) (Veja a imagem Redo Last. a direita).

Redo Last.
../_images/interface_undo-redo_redo-last-object-mode.png

Redo Last – Rotation (Object Mode, 60 degrees).

../_images/interface_undo-redo_redo-last-edit-mode.png

Redo Last – Scale (Edit Mode, Resize face).

Dica

Operações utilizando refazer a última ação

Algumas operações produzem resultados particularmente úteis caso você ajuste os seus parâmetros através do menu que é apresentado através do atalho F6. Leve em consideração, por exemplo, a adição de um círculo. Caso você reduza a contagem de vértices para três, você obterá um triângulo equilátero perfeito.

Histórico para desfazer ações

Referência

Mode:All Modes
Panel:Tool Shelf ‣ Tools ‣ History ‣ Undo History
Menu:Object/Object types ‣ Undo History
Hotkey:Ctrl-Alt-Z
../_images/interface_undo-redo_undo-history-menu.png

The Undo History menu.

Existe também um Histórico pra desfazer as ações contendo as últimas ações feitas, e que é gravado pelo Blender. Você pode acessar a caixa de diálogo do histórico através do atalho Ctrl-Alt-Z.

As primeiras posições correspondem as ações mais recentes. Um pequeno ícone de um olho próximo a uma das entradas indica o status atual. Rolar para trás as ações usando a funcionalidade do Histórico para desfazer ações irá levar você de volta as ações que escolher. Da mesma maneira que você pode alternar entre voltar para trás nas ações com a opção de Desfazer e então seguir adiante nas mesmas com a opção Refazer, você poderá se reposicionar nos passos na linha do tempo para desfazer ações o quanto queira, contanto que não faça nenhuma nova alteração. Uma vez que tiver feito uma nova alteração, o Histórico para desfazer ações será truncado neste ponto. A seleção de uma das entradas na lista levará o status atual a esta posição.

Repetir última ação

Referência

Mode:All Modes
Panel:Tool Shelf ‣ Tools ‣ History ‣ Repeat: Repeat Last
Hotkey:Shift-R

A funcionalidade de Repetir a última ação irá repetir a sua última ação quando você pressionar Shift-R.

Nas imagens de exemplo abaixo, nós duplicamos uma malha de Macaco, e então nós movemos o objeto um pouco. Usando a funcionalidade de repetir a última ação com Shift-R, o Macaco também foi duplicado e movido.

../_images/interface_undo-redo_repeat-last1.png

Suzanne

../_images/interface_undo-redo_repeat-last2.png

Após um acionamento do Shift-D e movimentação.

../_images/interface_undo-redo_repeat-last3.png

Após um Shift-R.

Histórico para repetir ações

Referência

Mode:All Modes
Panel:Tool Shelf ‣ Tools ‣ History ‣ Repeat: History…
Hotkey:F3
../_images/interface_undo-redo_repeat-history-menu.png

The Repeat History menu.

A funcionalidade de Histórico para repetir ações, irá apresentar a você uma lista das últimas ações repetidas, e você poderá escolher as ações que deseja repetir. Isso funciona da mesma maneira que o Histórico para desfazer ações, explicado acima, mas a lista contém somente as ações repetidas. Para acessar o Histórico para repetir ações, use F3.

Nota

O Blender usa dois históricos separados, um dedicado ao Modo de edição, e outro dedicado ao Modo de objeto.

Importante

Quando você encerra o Blender, a lista completa das ações do usuário será perdida, mesmo que você salve seu arquivo antes de encerrar o software.

Veja também

Troubleshooting section on Recovering your lost work.