Áreas

A janela do aplicativo é sempre um retângulo em sua área de trabalho. Ela é dividida em uma quantidade de áreas redimensionáveis. Uma área contém o espaço de trabalho para um tipo particular de editor, como o editor Janela de visualização 3D ou o Esquematizador.

Organização

O Blender utiliza uma nova abordagem de divisões de tela para organizar as áreas dos editores. A ideia é que você possa dividir essa grande janela de aplicativo em qualquer número de pequenas (mas ainda retangulares) áreas que não se sobrepõem. Desta maneira, cada área é plenamente visível, e é bem fácil trabalhar em uma área e pular sobre a mesma para trabalhar em outra.

Alterando o tamanho

Você pode redimensionar as áreas pelo arrasto das suas bordas com o BEM. Simplesmente mova o seu cursor do mouse sobre a borda que está entre duas áreas que que o seu formato seja alterado para uma seta de duas direções, e então clique e arraste.

Dividindo e juntando

O assistente de divisão de áreas

../../_images/interface_window-system_areas_split.png

No canto superior direito e no esquerdo de uma área estão os ajudantes de divisão de área, e eles se parecem um pouco com um pequeno manipulo em formato de triângulo corrugado. Ele tanto pode ajudar a dividir quanto combinar as áreas. Quando você pairar sobre o mesmo, seu cursor será alterado para uma cruz (✛).

Clicar com o BEM e arrastá-lo para dentro irá dividir a área. Você poderá definir a direção da divisão pelas bordas, arrastando horizontalmente ou verticalmente.

De maneira a juntar as áreas, clique com o BEM e arraste o divisor da área para fora da área atual. As áreas juntadas deverão ter as mesmas dimensões (de largura ou altura) na direção que você deseja juntá-las. Isto é feito de uma maneira em que as áreas cujos espaços são combinados, resultarão em um retângulo.

../../_images/interface_window-system_areas_join.png

O Editor de propriedades está sendo mesclado «sobre» o Esquematizador.

A área que será fechada terá uma sobreposição escurecida com uma seta. Agora você poderá selecionar a área que será fechada movendo o mouse sobre a mesma.

Libere o BEM para completar a junção. Caso você pressione Esc ou BDM antes da liberação do botão do mouse, a operação será abortada.

Opções de área

Clicar com o BDM sobre as bordas de uma área de editor abrirá as Opções para as áreas.

Dividindo áreas
Mostra uma linha indicativa que permite que você selecione uma área e uma posição onde a divisão será feita. A tecla Tab alterna entre as opções vertical e horizontal.
Juntando áreas
Mostra a sobreposição exibindo a direção da junção.

Confirma ou cancela o funcionamento como descrito acima.

trocando os conteúdos

You can swap the contents between two areas with Ctrl-LMB on one of the splitters of the initial area, dragging towards the target area, and releasing the mouse there. The two areas do not need to be side-by-side, though they must be inside the same window.

Duplicar área em uma nova janela

Referência

Menu:View ‣ Duplicate Area into new Window

A nova janela é uma janela plenamente funcional, que é parte da mesma instância de aplicativo do Blender. Isto pode ser útil, por exemplo, caso você tenha múltiplos monitores.

Uma nova janela pode ser criada a partir da opção Visualizar ‣ Duplicar área em uma nova janela.

Você também pode criar uma nova janela a partir de uma área existente clicando com Shift-BEM no assistente de divisão de área, e então, arrastando levemente.

A janela pode ser fechada através do botão de Fechar janela de seu sistema operacional.

Alternar a maximização de área

Referência

Menu:View ‣ Toggle Maximize Area
Hotkey:Ctrl-Up, Shift-Spacebar

A área maximizada preenche toda a janela do aplicativo. Ela contém o editor Janela de informações e a área de seleção.

Você pode maximizar uma área através da opção do menu Visualizar ‣ Alternar a maximização de área. Para retornar ao tamanho normal, utilize novamente a entrada de menu, ou clique com o or BDM no cabeçalho do editor e selecione Maximizar área e Ladrilhar as áreas para retornar. Dentro do cabeçalho do editor Janela de informações o botão Retornar ao anterior a direita dos menus também permite retornar as áreas ladrilhadas.

Uma maneira mais rápida de se conseguir isto é a utilização dos atalhos: Shift-Barra de espaço, Ctrl-Seta para baixo ou Ctrl-Seta para cima

Nota

A área em que o cursor do seu mouse está focando atualmente é aquela que será maximizada usando os atalhos do teclado.

Alternar para tela cheia

Referência

Menu:View ‣ Toggle Fullscreen Area
Hotkey:Alt-F10

A área em tela cheia contém somente a região principal do aplicativo. A visibilidade dos cabeçalhos ainda pode ser alternada através do atalho. Para sair da tela cheia, mova o mouse para o topo superior direito da área para revelar o ícone de retorno ou utilize o atalho Alt-F10.