Telas

../../_images/interface_window-system_screens_data-block.png

O menu de bloco de dados de tela e sua caixa de diálogo.

Screens are essentially predefined window layouts. Blender’s flexibility with areas lets you create customized working environments for different tasks such as modeling, animating, and scripting. It is often useful to quickly switch between different environments within the same file. See area controls for how to move frame borders, split and consolidate areas.

O menu de blocos de dados de tela, que permite que você selecione os esquemas, está localizado no cabeçalho do editor Janela de informações.

Controles

Esquema de tela
Uma lista de esquemas de tela disponíveis. Veja Telas padrão.
Adicionar +
Clique no botão Adicionar e um novo esquema de tela será criado com base no seu esquema de tela atual.
Apagar X
Você pode apagar a tela selecionada utilizando o botão Apagar.

Dica

Por padrão, cada esquema de tela «lembra-se» da última cena na qual foi utilizado. A seleção de um esquema de tela diferente irá alternar o esquema e saltar para esta cena.

Atalhos

Para reciclar entre as telas, use Ctrl-Seta à direita ou Ctrl-Seta à esquerda.

Nota

No macOS, talvez você precise desabilitar os atalhos para o «Controle da Missão» dentro das preferências de seu computador. Estas preferências podem ser encontradas dentro das Preferências de sistema ‣ Teclado ‣ Atalhos.

Telas padrão

Janela de visualização 3D (tela cheia):
 Uma Janela de visualização 3D em tela cheia, usada para a previsão de sua cena.
Animação:Permite fazer com que os atores e outros objetos sejam movidos, alterem seus formatos ou cores, etc.
Composição:Combinando diferentes partes de uma cena (por exemplo o plano de fundo, atores, efeitos especiais, etc…) e os filtra (Ex. efetua correção de cores).
Padrão:O esquema padrão usado pelo Blender para novos arquivos. Útil para a modelagem de novos objetos.
Lógica de jogo:Planejamento e programação de jogos com o Blender.
Captura de movimentos:
 Used for motion tracking with the Movie Clip editor.
Criação de scripts:
 Permite documentar seus trabalhos e / ou escrever scripts personalizados para automatizar o Blender.
Edição de UVs:Achata a projeção de um objeto de malha em 2D para controlar como uma textura é mapeada a uma superfície.
Edição de vídeos:
 Permite o corte e a edição de sequências de animação.

Salvar e prevalecer

The screen layouts are saved in the blend-file. When you open a file, enabling the Load UI in the File Browser indicates that Blender should use the file’s screen layouts and overriding the current layout. See Load UI.

Um conjunto de esquemas de tela personalizado pode ser salvo como parte do Arquivo de inicialização.

Esquemas adicionais

Conforme você for se tornando mais experiente com o Blender, considere adicionar outros esquemas de tela adicionais para atender o seu fluxo de trabalhar, pois isto ajudará com a sua produtividade. Alguns exemplos podem incluir:

Modelagem:Quatro vistas 3D (topo, frente, laterais e perspectiva), junto com o editor Janela de propriedades para edição.
Iluminação:Vistas 3D para mover as luzes, o Editor de imagens e UVs para exibição dos resultados da renderização, o editor Janela de propriedades para a renderização, propriedades das lâmpadas e controles.
Materiais:Properties editor for Material settings, 3D View for selecting objects, Outliner, Library script (if used), Node Editor (if using Node-based materials).
Pintura:Editor de imagens e UVs para a pintura de imagens de textura, a Janela de visualização 3D para a pintura diretamente sobre os objetos no modo de seleção de faces e UVs, três pequenas vistas 3D logo abaixo que tenham imagens de referência em plano de fundo definidas para força total, e o editor Janela de propriedades.