Abas e painéis

Abas

../../_images/game-engine_physics_introduction_tab-header.png

Cabeçalho com abas horizontais.

../../_images/interface_window-system_tabs-panels_tabs.png

São representadas pelas abas de ferramentas (selecionadas), abas de criação na Estante de ferramentas, abas presentes nas Preferências de usuário, etc…

Tabs are overlapping sections in the user interface. The Tabs header can be vertical (Tool Shelf) or horizontal (Properties Editor, User Preferences).

Alternando ou reciclando

As abas verticais podem ser alternadas através da roda do mouse enquanto o ponteiro paira sobre o cabeçalho da aba. A utilização do Ctrl-Roda do mouse altera as abas a partir de qualquer local dentro da região.

You can also cycling through tabs with Ctrl-Tab and Shift-Ctrl-Tab.

Painéis

../../_images/interface_window-system_tabs-panels_panels.png

Painéis da Estante de ferramentas.

Em laranja: Os cabeçalhos dos painéis.

A menor unidade organizacional dentro da interface de usuário é o painel. Os painéis podem ser encolhidos para ocultar seus conteúdos. Eles são usados dentro do editor Janela de propriedades, mas também por exemplo nas regiões da Estante de ferramentas e nos Painéis de propriedades.

Na imagem a direita, existem três painéis diferentes: Transformações, Edição e Histórico. O painel Edição

Encolhendo e expandindo

Um triângulo ao lado esquerdo do título do painel mostra o estado expandido (▼) ou encolhido (►) do painel.

  • Um clique com o BEM no cabeçalho do painel permite expandir ou encolher o mesmo.
  • Pressionar A expande ou encolhe o painel logo abaixo do ponteiro do mouse.
  • Clicar com o Ctrl-BEM no cabeçalho de um painel específico irá encolher todos os outros painéis e tornar este o único expandido.
  • Arrastar com o BEM sobre os cabeçalhos irá expandir ou encolher muitos painéis em uma única operação.

Posição

Você pode alterar a posição de um painel dentro de sua região clicando e arrastando-o com o BEM ou então usando o assistente de aderência, representado por pontilhados (::::), na lateral superior direita do painel.

Afixando

Muitas vezes é necessário manter painéis visíveis ao longo de diferentes abas ao mesmo tempo. Isto foi resolvido tornando os painéis afixáveis.

Um painel afixado permanece visível independentemente de quais abas tenham sido selecionadas. Você pode afixar um painel clicando em seu cabeçalho com a tecla Shift pressionada, ou clicando com o BDM no cabeçalho e escolhendo a opção Afixar no menu de contexto. (A outra opção é utilizar o ícone de «percevejo», presente em alguns contextos).

Na imagem mostrada a direita, está um exemplo da afixação da aba Opções para uma malha selecionada dentre outras abas na Estante de ferramentas.

Ampliação

O fator de ampliação de uma região contendo os painéis como um todo pode ser alterada através do atalho Ctrl-BMM , movendo o mouse para quaisquer direções dentro desta região ou através da utilização dos atalhos Tecl. Num. + e Tecl. Num. - para ampliar ou reduzir a visualização dos conteúdos. Pressionar o atalho Home (Mostrar tudo) irá redefinir a ampliação na tela ou painel focado pelo ponteiro do mouse.

Alinhamento

O alinhamento dos painéis dentro do editor Janela de propriedades pode ser alterado entre estar empilhado na vertical ou alinhado na horizontal. Para fazer isto, clique com o BDM em algum local na região principal do editor Janela de propriedades e escolha as caixas de marcação Vertical ou Horizontal na caixa de diálogo. Tenha em mente que os painéis são otimizados para o alinhamento em formato de empilhamento vertical.