Introdução

As curvas e Superfícies são tipos particulares de objetos Blender. Eles são expressos por funções matemáticas ao invés de uma série de pontos.

O Blender oferece tanto as opções de Curvas Bézier quanto as NURBS. Tanto as curvas Bézier quanto as curvas Nurbs e superfícies são definidas em termos de uma série de «pontos de controle» (ou «vértices de controle») os quais definem um «polígono de controle».

../../_images/modeling_curves_introduction_logo.png

O logotipo do Blender construído por curvas Bézier.

Both Bézier and NURBS curves are named after their mathematical definitions, and choosing between them is often more a matter of how they are computed behind the scenes than how they appear from a modeler’s perspective. Bézier curves are generally more intuitive because they start and end at the control points that you set, but NURBS curves are more efficient for the computer to calculate when there are many twists and turns in a curve.

A principal vantagem na utilização das curvas ao invés das malhas poligonais é que as curvas são definidas por menos dados e portanto, podem produzir resultados usando menos memória e espaço de armazenamento no momento da modelagem. Contudo, a sua abordagem procedural para as superfícies pode aumentar muito as suas exigências no momento da renderização.

Algumas técnicas de modelagem, como as extrusões de perfis ao longo de caminhos, são possíveis somente através da utilização de curvas. Em contrapartida, durante as utilizações das curvas, os controles a nível de vértices são mais difíceis e caso um controle mais refinado seja necessário, a edição de malhas pode ser uma melhor opção de modelagem.

As curvas Bézier são as curvas mais comumente utilizadas para a criação e desenho de letras ou logomarcas.

Elas também são amplamente utilizadas nas animações, tanto para que os objetos se movam ao longo das mesmas (veja mais sobre as restrições abaixo) quanto para as Curvas-f (curvas de função) para alterar as propriedades dos objetos como uma função relacionada ao tempo.

Veja também

Modificadores e restrições