Selecionando

A seleção de curvas no Modo de edição possui menos opções quando comparado ao mesmo menu com os objetos de malha. Isto é devido principalmente a haver somente um tipo de elemento selecionável, que são os pontos de controle (e não há modos de seleção de elementos necessários aqui…). Estes pontos são um pouco mais complexos do que os simples vértices, principal e especialmente para as curvas Bézier, pois há um vértice central, mas que define apenas um ponto de posicionamento de uma haste onde há dois manípulos diferentes para a definição da curva…

The basic tools are the same as with meshes, so you can select a simple control point with the RMB, add to current selection with Shift-RMB, Border Select B, and so on.

Uma palavra de aviso sobre os pontos de controle das curvas Bézier: Quando você selecionar o vértice principal do centro, os dois manípulos que compõem a haste serão automaticamente selecionados também, portanto você poderá agarrá-los como um todo, sem a criação de uma angulatura na curva. Contudo, quando você selecionar um manípulo único, ou somente o vértice do mesmo, somente uma das divisões da haste completa será selecionada, e isso permite que você modifique o seu vetor de controle…

Note que, diferentemente do que ocorre com as arestas das malhas, você não poderá selecionar diretamente um segmento. Ao invés disso, você deverá selecionar todos os pontos de controle que compõem o segmento que você deseja editar.

Menu Selecionar

Com as curvas, todas as opções de seleção «avançadas» são reagrupadas dentro do menu Selecionar do cabeçalho da janela de visualização 3D. Vamos detalhá-los:

  • Aleatorizar…
  • Inverso
  • Selecionar / De-selecionar tudo
Border/Circle Select
Todas estas opções possuem os mesmos significados e comportamento que os presentes no Modo de objeto (e as especificidades sobre a seleção por margens no Modo de edição já foram abordadas na página sobre seleção).

Selecionar vinculados

Referência

Mode:Edit Mode
Menu:Select ‣ Select Linked
Hotkey:L, Ctrl-L, Shift-L

O atalho L (ou Ctrl-L para todos) irá adicionar para a seleção o ponto de controle mais próximo do cursor, e os que estiverem vinculados a este, ou seja, todos os pontos que pertencem a mesma curva. Note que para as curvas do tipo Bézier, a utilização do comando L a partir de um manípulo, inicialmente irá selecionar o outro manípulo que compõe a haste e depois os que estiverem vinculados.

Selecionar por similaridades

Referência

Mode:Edit Mode
Menu:Select ‣ Select Similar
Hotkey:Shift-G

Selects control points that have certain similar properties to the active one. The Operator panel provides several selection options:

Tipo
Tipo
Selects splines that have the same spline Type i.e. Bézier, NURBS or Poly.
Radius
Selects control points that have a similar Radius value.
Weight
Selects all points that have a similar Weight value.
Direction
Selects control points that have a similar handles direction.
Comparação
Equal, Greater, Less. (only for Radius, Weight) (ToDo 2.76)
Ajuste
Precision (ToDo 2.76)

Caminho mais curto

Referência

Mode:Edit Mode
Menu:Operator Search ‣ Pick Shortest Path
Hotkey:Ctrl-RMB

Selects the curve segments between two control points: the active and the one under the cursor. In the case of a closed curve, the shortest path will be selected.

(De)selecionar primeiro(a) / (De)selecionar último(a)

Referência

Mode:Edit Mode
Menu:Select ‣ Select/Deselect First, Select ‣ Select/Deselect Last

Estes operadores irão alternar a seleção entre o(s) primeiro(s) e o(s) último(s) ponto(s) de controle das curvas presentes no objeto. Isto é útil para encontrar rapidamente o início de uma curva (por exemplo, quando utilizamos as cuvas como caminho…).

Selecionar próximo ou anterior

Referência

Mode:Edit Mode
Menu:Select ‣ Select Next, Select ‣ Select Previous

Estes operadores irão selecionar o(s) ponto(s) de controle anteriores ou posteriores, com base na seleção atual (ou seja, os pontos de controle que são seguintes ou precedem os que estão selecionados ao longo da curva). No caso de uma curva marcada como Cíclico(a) (fechada), o primeiro e últimos pontos não são considerados como avizinhados da seleção.

Selecionar mais ou menos

Referência

Mode:Edit Mode
Menu:Select ‣ More/Less
Hotkey:Ctrl-NumpadPlus, Ctrl-NumpadMinus

A sua finalidade é, com base nos pontos de controle atualmente selecionados, reduzir ou ampliar a seleção.

Mais
Para cada um dos pontos de controle selecionados, seleciona todos os pontos vinculados (ou seja, um ou dois para cada sentido…).
Menos
Para cada um dos pontos de controle selecionados, caso todos os pontos de controle interligados a este ponto estejam selecionados, os manterá selecionados. Caso contrário, irá de-selecioná-los seguindo a mesma regra para a opção Mais (ou seja, um ou dois para cada sentido…).

Isto implica em duas considerações:

  1. Quando todos os pontos de controle de uma curva estão selecionados, nada irá ocorrer (bem como com a opção Menos, todos os pontos vinculados estão sempre selecionados, e é claro, no caso da opção Mais, não poderão ser adicionados quaisquer a mais). Conversivamente, o mesmo ocorre quando nenhum dos pontos de controle está selecionado.
  2. Segundo, estas ferramentas nunca irão estender as suas seleções «fora» de uma curva (elas nunca «saltarão» para outro segmento de curva presente, mesmo que esteja dentro do mesmo objeto)