Estrutura

Curvas Bézier

Os principais elementos usados na edição das curvas Bézier são os pontos de controles e manípulos (quando há 2, estes formam uma haste). Um segmento (a curva atual) é encontrada entre dois pontos de controle. Os manípulos das hastes definem a curvatura de um segmento.

Na imagem abaixo, os pontos de controle podem ser encontrados no meio da linha rosa, enquanto os manípulos das hastes compõem extensões da matemática da curva a partir dos pontos de controle. As setas permitem visualizar as normais da curva, as quais indicam adicionalmente a direção da curva e sua inclinação.

../../_images/modeling_curves_structure_control-points-handles.png

Uma curva Bézier no Modo de edição.

Tipos de hastes

Existem dois tipos de hastes para as curvas Bézier. Eles podem ser acessados (ou alternados) pressionando o atalho V e selecionando a opção a partir da lista que será exibida, ou escolhendo e pressionando a combinação de atalhos apropriados.

../../_images/modeling_curves_structure_bezier-handle-types.png

Tipos de hastes de curvas Bézier.

Automatic V A
Este tipo de haste possui um comprimento completamente automático e uma direção a qual é definida pelo Blender para garantir o resultado mais suave nas transições entre os pontos de controle. Estas hastes são convertidas para o tipo Alinhados(as) quando movidas (Hastes amarelas).
Vector V V
Ambas as partes de uma haste sempre apontam para a próxima haste ou para a haste anterior o que permite que você crie curvas ou seções que são compostas de linhas retas ou compostas por quinas com ângulos bem definidos. As hastes de vetor são convertidas para o tipo Livres quando movidas.
Aligned V L
Estes tipos de manípulo sempre terminam em uma linha reta, e fornecem uma curva contínua sem quinas definidas (Hastes na cor roxo).
Free V F
Os manípulos das hastes são independentes entre si. (Hastes na cor preta).

NURBS

N.U.R.B.S. is the abbreviation of Non-Uniform Rational B-Splines. One of the major differences between Bézier objects and NURBS objects is that Bézier curves are approximations. For example, a Bézier circle is an approximation of a circle, whereas a NURBS circle is an exact circle. NURBS theory can be a very complicated topic. For an introduction, please consult the Wikipedia page.