Vazios

O objeto «Vazio» é um tipo de objeto de simples coordenadas, sem geometria adicional. Devido ao fato dele não possuir volume ou superfície, ele não pode ser renderizado. Ainda assim, ele pode ser usado como auxiliar para muitas finalidades.

Selecionando e editando

Um objeto do tipo Vazio só poderá ser editado no Modo de objeto, o que inclui as suas transformações e propriedades de parentesco. Para outras ferramentas, veja a seção sobre objetos.

Aplicar escala Ctrl-A
Mesmo que os objetos do tipo Vazio não apresentem quaisquer dados de objeto associados ou anexados a si os quais poderiam ser usados para aplicar ou fornecer suporte a um escalonamento «verdadeiro» (ou seja, com uma escala não uniforme), eles possuem um tamanho de desenho que controla qual o tamanho no qual os objetos do tipo vazio serão desenhados (antes do escalonamento). Isto funciona pela tomada do fator de escala no eixo mais escalonado, e então o combina com o tamanho de desenho do objeto do tipo vazio em si para manter as dimensões corretas neste eixo.

Propriedades

../_images/modeling_empties_draw-types.png

Tipos de vazios desenhados.

Exibição
Eixos planos
Desenhado em formato de seis linhas, cada uma apontando nas direções dos eixos +X, - X, +Y, - Y, +Z, e -Z.
Setas
Desenhado como setas que apontam para os eixos positivos X,Y, e Z cada qual com um rótulo.
Seta única
Desenhado como uma seta única, apontando na direção do eixo +Z.
Círculo
Desenhado como um círculo no plano XZ.
Cubo
Desenhado como uma armação em formato de cubo, inicialmente alinhados aos eixos XYV
Esfera
Desenhado como uma esfera implícita, definida por 3 círculos. Inicialmente, os círculos são alinhados, cada um, com os eixos X, Y e Z.
Cone
Desenhado como um cone, apontando inicialmente na direção do eixo +Y.
Imagem

Os objetos do tipo vazio podem mostrar imagens. Isto pode ser usado para criar imagens e diagramas de referência (chamados de «blueprints», em inglês), incluindo estilos de personagens a partir dos quais modelar, ou referências de projeto, ao invés de utilizar imagens de plano de fundo. As imagens associadas aos objetos do tipo vazio são exibidas independentemente do modo de visualização da janela de visualização 3D. As definições são as mesmas que para as definições de imagens de plano de fundo.

Nota

Ainda que imagens com transparências alfa possam ser utilizadas, existe uma limitação conhecida com a ordem de desenho dos objetos, onde as transparências não serão mostradas sobre outros objetos quando o objeto do tipo vazio não estiver selecionado.

Tamanho
Controla o tamanho da visualização dos objetos do tipo «vazio». Isto não altera a sua escala, mas funciona como um deslocamento.

Utilização

Os objetos do tipo «vazio» podem servir como manípulos de transformação. Alguns exemplos das maneiras de utilizá-los incluem:

Objeto parente para um grupo de objetos.

Um objeto do tipo «vazio» pode ser parenteado a qualquer número de objetos. Isto fornece aos usuários, a habilidade de controlar um grupo de objetos facilmente, e sem afetar a renderização.

Alvo para restrições

Um objeto do tipo vazio também pode ser usado como um alvo para as normais, ou restrições de ossos. Isto oferece ao usuário muito mais controle; por instância, um arranjo pode ser facilmente definido para habilitar a câmera para ser apontada em direção a um vazio usando a restrição do tipo Rastrear para.

Deslocamento de matrizes.

Um objeto do tipo «vazio» pode ser usado como deslocamento para um modificador do tipo Matriz, o que significa que deformações complexas podem ser obtidas pelo simples deslocamento de um objeto.

../_images/modeling_modifiers_generate_array_example-fractal-1.jpg

Um exemplo de um objeto do tipo «Vazio» sendo usado para controlar uma matriz.

../_images/modeling_empties_example-track-to-simple.png

Um exemplo de um objeto do tipo «Vazio» sendo usado para controlar a restrição do tipo Rastrear para.

Outras utilizações comuns:

  • Substitutivos
  • Controles de arranjos de animação
  • Distâncias de profundidade de campo (DOF ou PdC)
  • Imagens de referência