Edição de esferas-meta

Elemento ativo

Referência

Mode:Object or Edit Modes
Panel:Properties editor ‣ Active Element

Quando em Modo de edição, o painel Elemento ativo aparece no contexto de dados do objeto no editor de propriedades. Estas definições aplicam-se somente ao elemento de esfera-meta selecionado.

../../_images/modeling_metas_properties_active-element-panel.png

Painel elemento ativo.

Tipo

O menu Tipo permite que você altere o formato do objeto de esfera-meta sendo editado.

Rigidez

Em conjunto com um Ajuste do tamanho de influência, a Rigidez controla a amplitude de influência da esfera-meta. O Ajuste é comum para todos os objetos criados na mesma cena (pois pertencem a mesma Família de objetos ), Já a rigidez é específica para cada um dos objetos de esfera-meta.

A seleção e escalonamento pelo círculo verde (em modo de edição), altera o valor de Rigidez. A rigidez define quanto o objeto de esfera-meta será preenchido. Isto essencialmente define quão sensível a esfera-meta será com relação a ser afetada pelos outros objetos de esfera-meta presentes nas suas proximidades. Com um valor de rigidez baixo, a esfera-meta irá deformar com uma distância de proximidade maior. Um valor mais alto significa que os objetos de esfera-meta presentes na cena deverão estar próximos uns aos outros para que sejam mesclados ou repelidos.

Quando um objeto de Esfera-meta se aproxima do «campo» de um outro objeto de esfera-meta, ambos irão começar a interagir entre si. Eles não necessariamente precisam se interseccionar, e dependendo das definições de Ajuste e da Rigidez (círculo verde), provavelmente eles não precisarão se interseccionar. A interação é materializada pelo círculo verde, que representa a Rigidez, o que significa que este é o campo de interação efetivo.

A amplitude varia entre (0.0 a 1.0). Mas em alguns casos, para ser visível, a Rigidez deve ser levemente maior do que o valor de Ajuste. Você também pode visualmente ajustar o anel de Rigidez usando o BDM para selecioná-la e ativar o modo de Escala usando S.

../../_images/modeling_metas_editing_stiffness.png

Rigidez

In Fig. Rigidez, the left meta ball, has a smaller Stiffness value than the right one. As you can see, the radius (green ring) is different for each of them.

Influência negativa

../../_images/modeling_metas_editing_negative-influence.png

Negativa.

O efeito oposto de uma influência positiva seria o que chamamos de influência negativa, ou seja, os objetos irão se repelir. A figura esfera-meta marcada como negativa mostra uma esfera-meta em formato de bola e uma esfera-meta em formato de plano onde a primeira é negativa e o segundo elemento, positivo. Note como a esfera meta negativa não é visível: somente o círculo que a envolve aparece. Esta é a maneira a qual o Blender exibe um objeto marcado como negativo.

Mover a esfera em direção ao plano faz com que a malha do plano seja «escavada» ou seja encolhida para dentro. Caso você mova o plano para longe da esfera, a malha do plano irá restaurar o seu formato.

Para tornar um objeto meta em negativo, simplesmente selecione o objeto meta no Modo de edição, e marque a caixa Negativo(a) dentro do painel Elemento ativo, na aba do contexto de Dados do objeto.

Ocultando elementos

Bem como na imagem Mostrar ou ocultar no Modo de objeto, você pode ocultar os objetos de esfera-meta selecionados, e revelar o que foi oculto. Isto é bastante útil para limpar as suas visualizações um pouco. Note que os dois círculos (ou anéis) verde e vermelho sempre permanecerão visíveis dentro do Modo de edição, bem como o círculo de seleção (dentro do Modo de objeto…).

Apagando elementos

Não existe um menu exclusivo para Apagar as esferas-meta, simplesmente aparecerá uma caixa requisitando uma confirmação caso você queira apagar as esferas-meta selecionadas. Rápido e simples !

Conversão

../../_images/modeling_metas_editing_convert-to-mesh.png

Convert menu.

Somente é possível converter esferas-meta em malhas, mas existe a opção de manter o objeto de esfera-meta original na cena (ou seja, criar uma nova malha a partir da referência, ao invés de executar uma conversão real). Note que a resolução utilizada para a nova malha será definida pela resolução definida para Visualizar ao invés da resolução definida para Renderizar.

Para converter o objeto meta em outro tipo, pressione Alt-C no Modo de objeto, e selecione Malhas a partir de curvas, esferas-meta, superfícies ou textos.

Família de objetos

Os objetos de Esfera-meta possuem um comportamento diferente no Modo de objeto do que os outros tipos de objetos. Eles podem ser «reagrupados» nas chamadas «famílias».

Uma «família» é uma maneira de reagrupar diversos objetos de esfera-meta, produzindo algo bem similar ao que seria correspondente a ter diversos objetos de esfera-meta dentro do mesmo objeto.

Uma família é definida pela parte mais à esquerda de um nome de objeto (como um prefixo, separado por um ponto). lembre-se, um nome de objeto, é aquele presente no campo Nome do objeto, presente na aba do contexto de Objeto, e não aquele presente no contexto de Dados do objeto, que é o nome do bloco de dados do objeto meta (o nome da Esfera-meta). Por exemplo, a parte que representa o nome da família de «Esfera-meta.001» é «Esfera-meta». Cada um dos objetos de esfera-meta dentro da mesma «família» é associado com um outro como abordaremos abaixo.

../../_images/modeling_metas_editing_family.png

Meta ball family.

As famílias de esferas-meta são controladas por uma esfera-meta usada como base, que é definida por um nome de objeto sem um sufixo (sem a parte numérica). Por exemplo, caso tenhamos cinco esferas-meta chamadas «Meta_bolha», «Meta_bolha.001», «Meta_bolha.002», «Meta_bolha.003» e «Meta_bolha.004», o objeto de esfera-meta base, será «Meta_bolha».

O objeto de esfera-meta marcado como base determina a base, a resolução, o ajuste e as transformações. Ele também determina o material e a área de textura. O objeto marcado como base é efetivamente um parente (ou uma melhor correspondência seria usar «o proprietário» dos objetos) das outras esferas-meta dentro do grupo. (seria como se os outros objetos de esfera-meta fossem «inclusos» ou «juntados» dentro do objeto marcado como base).

Dica

Ao trabalhar com múltiplas cenas, tome o cuidado de nomear corretamente os seus objetos de esfera-meta de maneira que o objeto marcado como base esteja sempre dentro da mesma cena que os outros objetos de esfera-meta vinculados por familiaridade.

Esquecer-se dessa verificação ou mesmo a falha nos vínculos pode causar um comportamento que parecerá confuso (resultando em objetos de esfera-meta invisíveis).

Exemplos

../../_images/modeling_metas_editing_base-example.png

Base das esferas-meta.

A imagem. Esfera-meta como base mostra o objeto de esfera-meta usado como base marcado como «B». Os outros dois objetos de esfera-meta são as crianças. A seleção das crianças pelos seus anéis (círculos) são sempre feitas pelos anéis na cor preta, enquanto a malha do grupo estará na cor laranja. Devido ao fato das esferas-meta terem sido agrupadas, elas formam uma malha unificada que sempre poderá ser selecionada pela seleção de quaisquer dos objetos de esfera-meta dentro do grupo. Por exemplo, na imagem Base das esferas-meta., somente a esfera que está mais abaixo (a parente) foi selecionada, e é possível verificar que tanto a malha parente como todos os outros objetos de esfera-meta tiveram suas malhas realçadas.

../../_images/modeling_metas_editing_base-example-scale.png

Escalonando a «base».

O objeto definido como base da família de esferas-meta controla a poligonização (estrutura da malha) para o grupo, e portanto, também controla a «poligonização» para as outras esferas-meta crianças (objetos não-base pertencentes a mesma família). Caso façamos transformações na esfera-meta usada como base, a poligonização dos objetos criança será alterada. Contudo, caso façamos alterações de transformação nas crianças, a poligonização permanecerá inalterada.

Dica

A abordagem do assunto «poligonização» não significa que as diversas malhas não irão se deformar quando mais distantes ou mais próximas entre si (Os objetos de esfera-meta sempre serão influenciados entre si da maneira usual, caso sejam ou não membros da mesma família de objetos). Ao invés disso, significa que a estrutura subjacente de malha criada dinamicamente será alterada somente quando o objeto marcado como base for transformado. Por exemplo, caso você execute um escalonamento da base, as estruturas subjacentes das crianças irá ser alterada. Na imagem Escalonamento da esfera-meta, o objeto marcado como base teve sua escala reduzida, o que teve o efeito de escalonar a estrutura de malha subjacente de cada um dos objetos de esfera-meta crianças. Como você pode ver, a resolução da malha dos objetos crianças pertencentes a mesma família aumentou, enquanto a da base decresceu. As crianças não alteraram seu tamanho !