Introdução

Referência

Mode:Object or Edit Modes
Menu:Add ‣ Meta
Hotkey:Shift-A

Os objetos de esfera-meta são compostos de superfícies implícitas, o que significa que eles não são explicitamente definidos por vértices (como as malhas são), ou pontos de controle (como as superfícies são): eles existem proceduralmente. Os objetos de esfera-meta são fórmulas literais matemáticas que são calculadas em tempo de execução pelo Blender.

Uma das características visuais mais distinguíveis das esferas-meta é sua aparência de um fluído mercurial, ou formas que se parecem com argila e que possuem um formato arredondado. Além disso, quando dois objetos do tipo esfera-meta se aproximam, eles começam a interagir entre si. Objetos do tipo esfera-meta são fundidos ou mesclados, como as gotículas de água assim o fazem, especialmente na gravidade zero (o que, em suma, as torna bem fáceis de manipular para a modelagem de fluxos de água quando os usuários não querem fazer uma Simulação de fluidos completa). Caso os objetos de esfera-meta sejam movidos para longe uns dos outros, eles irão restaurar o seu formato original.

Cada um dos objetos de esfera-meta é definido por sua própria estrutura matemática subjacente (Estrutura) e em qualquer momento os usuários podem alternar entre elas usando o painel Elemento ativo.

Typically Meta objects are used for special effects or as a basis for modeling. For example, you could use a collection of metas to form the initial shape of your model and then convert it to a mesh for further modeling. Meta objects are also very efficient for ray tracing.

Nota

Os objetos de Esferas-meta possuem um comportamento levemente diferente dentro do Modo de objeto.

Visualização

No Modo de objeto, a malha calculada é mostrada, juntamente com um «anel» ou «círculo de seleção» na cor preta (se tornando rosa quando selecionado).

../../_images/modeling_metas_introduction_influence-selection.png

Exemplo de esfera-meta

No Modo de edição (Veja na imagem: Exemplo de esfera-meta), uma esfera-meta é desenhada como uma malha (tanto sombreada ou como um aramado em preto, mas sem quaisquer vértices, é claro), com dois círculos coloridos: um vermelho para seleção, (que se torna rosa quando selecionado), e um verde para o controle direto da rigidez da esfera-meta (que fica verde claro quando selecionado). note que exceto para as transformações de Escala feitas com S, ter o círculo verde realçado, é equivalente a ter o vermelho em realce.