Estrutura

Detalhes técnicos

Uma definição mais formal de um meta objeto pode ser dada como uma estrutura direcional a qual pode ser vista como a fonte de um campo estático. O campo pode ser tanto positivo ou negativo e portanto o campo gerado pelas estruturas de direcionamento avizinhadas pode atrair ou repelir.

A superfície implícita é definida como uma superfície onde o campo 3D gerado por todas as estruturas das superfícies direcionais assumem um determinado valor. por exemplo uma esfera-meta, cuja estrutural direcional é um ponto, gera um campo isotrópico (idêntico em todas as direções) em torno de si e as superfícies representadas em um campo de valor constante são esferas centralizadas no ponto direcional.

Os objetos tipo Meta são nada mais que representações de fórmulas matemáticas que perfazem operações lógicas entre si (como «AND» e «OR»), e que podem ser adicionadas ou subtraídas entre si. Este método também é chamado de geometria sólida construtiva (abreviado como «CSG», em Inglês). Por causa de sua natureza matemática, a geometria sólida construtiva usa pouca memória, mas bastante potência computacional para ser computada.

Estrutura subjacente

Referência

Mode:Edit Mode
Panel:Properties region ‣ Transform panel ‣ Type, Metaball tab ‣ Active Element panel ‣ Type

O Blender possui cinco tipos de esferas-meta, cada uma delas é determinada por sua estrutura subjacente (ou direcional).

No Modo de edição, você pode alterar a sua estrutura, tanto usando os botões relevantes dentro da Esferas meta (aba de contexto) ‣ Elemento ativo (painel), ou através do seletor localizado no painel Transformações presente na região de propriedades (acionado através do atalho N). Dependendo da estrutura, você poderá ter parâmetros adicionais, localizados tanto no painel de Transformações quanto no painel Elemento ativo.

Esfera (um ponto, com estrutura dimensional zero)
Este é o tipo mais simples de objeto meta, sem quaisquer definições adicionais. Pelo fato de ser somente um ponto, ele gera um campo isotrópico, resultando em uma superfície esférica (e por isto é chamado de Esfera meta ou apenas Esfera no Blender).
Tubo (linha reta, estrutura unidimensional)

Este é um tipo de objeto meta cuja superfície é gerada pelo campo produzido por uma linha reta de um determinado comprimento. Isto fornece uma superfície cilíndrica, com terminações arredondadas. Ele possui um parâmetro opcional:

dx
O comprimento da linha (e portanto, do tubo).
Plano (um plano retangular, com estrutura bidimensional

Este é um tipo de objeto meta cuja superfície é gerada pelo campo produzido por um plano retangular. Isto fornece uma superfície paralela em formato de epípedo, com espessura fixa, e cantos arredondados. Este objeto possui dois parâmetros adicionais:

dx, dy
O comprimento e largura do retângulo.

Note que, por padrão, o plano é um quadrado.

Elipsoide (volume em formato de elipsoide, com estrutura tridimensional)

Este é um objeto meta cuja superfície é gerada por um campo produzido por um volume em formato de elipsoide. Isto resulta também em uma estrutura em formato de elipsoide. Ele possui três parâmetros adicionais:

dx, dy, dz
O comprimento, largura e altura da elipsoide (o padrão é definido em 1.0).

Note que por padrão, o volume resultante é uma esfera, produzindo um objeto meta esférico, parecido com a opção Esfera meta

Cubo (um volume paralelo em formato de epípedo, com estrutura tridimensional)

Este é um objeto do tipo meta cuja superfície é gerado pelo campo produzido por um volume em formato de paralelepípedo. Isto fornece uma superfície em formato de paralelepípedo, com arestas arredondadas. Conforme você deve ter imaginado, ele tem três parâmetros adicionais.

dx, dy, dz
O comprimento, largura e altura do paralelepípedo (o padrão definido é 1.0).

Note que, por padrão, o volume é um cubo.