Construir

O modificador Construir faz com que as faces de um objeto de malha apareçam ou desapareçam um após o outro ao longo do tempo.

By default, faces appear in the order in which they are stored in memory (by default, the order of creation). The face/vertex order can be altered in Edit Mode by selecting Sort Mesh Elements from the operator search menu Spacebar.

Nota

Durante a utilização do renderizador Blender interno, caso o material de uma malha seja composto por halos ao invés de um material convencional, então os vértices da malha, e não as suas faces, aparecerão um após o outro.

Opções

Início
O quadro inicial do processo de construção.
Comprimento
O número de quadros sobre os quais o objeto será reconstruído.
Aleatorizar
Aleatoriza a ordem na qual as faces são construídas.
Semente
A semente aleatória. A alteração deste valor fornecerá uma ordem «aleatória» diferente quando a opção Aleatorizar estiver marcada – esta ordem será sempre a mesma para uma determinada semente ou objeto definido.
Revertido
O modificador irá operar em reverso, essencialmente permitindo que seja usado como um efeito de «desconstrução». Isto é útil para fazer com que um conjunto de objetos duplicados por vértices desapareça gradualmente.

Exemplo

O modificador Construir é útil muitas vezes quando é necessária uma maneira de fazer com que um grande número de objetos apareça de maneira progressiva, sem ter de recorrer a animação de visibilidade dos mesmos um a um. Exemplos desse tipo de efeito incluem uma malha que contenha somente vértices, os quais são usados como um emissor de duplicação por vértices, e que possuem o modificador atrelado a si. Este tipo de arranjo é uma técnica ou método de contorno para ser capaz de dirigir artisticamente alguns esquemas de funcionamento do aparecimento de uma coletânea do objetos de maneira semi-aleatória (por exemplo, folhas ou esferas formando um tipo de carpete ou piso), quando fazer o mesmo usando as partículas não for desejável (por exemplo devido a distribuição indesejável de itens que acabam por deixar lacunas (espaços em branco) ao mesmo tempo em que se sobrepõem em outros locais).