Estrutura

Muitos dos conceitos das curvas, especialmente as aplicáveis as curvas NURBS, também se aplicam diretamente as superfícies NURBS, como os conceitos sobre os pontos de controle, Ordem, Pesos de influência, Resolução, etc. Aqui nesta página, nós iremos simplesmente falar sobre as diferenças entre elas.

É muito importante entender a diferença entre as curvas NURBS e as superfícies NURBS: A primeira possui apens uma dimensão, e a segunda possui duas. O Blender trata internamente as superfícies NURBS e as curvas NURBS de maneira completamente diferenciada. Existem muitos atributos que as separam mas o mais importante é que uma curva NURBS possui um único eixo de interpolação (U) e a superfície NURBS possui dois eixos de interpolação (U e V).

Contudo, você pode ter superfícies «2D» compostas de curvas (usando as ferramentas de extrusão, ou, em uma extensão ainda menor, o preenchimento de curvas 2D fechadas). E você pode ter curvas «1D» compostas de superfícies, como uma as superfícies NURBS compostas de apenas uma linha (tanto na direção U quanto V) pois os pontos de controle produzem apenas uma curva…

Visualmente, você pode dizer qual é qual entrando no Modo de edição e observando no cabeçalho da Janela de visualização 3D: ou o cabeçalho apresentará Superfície ou Curva como o menu para as escolhas de ferramentas. Também é importante notar que, você pode executar uma extrusão em uma das curvas da superfície NURBS como um todo para criar uma nova superfície, mas você não poderá fazer a mesma coisa com uma simples curva NURBS.

Pontos de controle, Linhas e Grade

Os pontos de controle para as superfícies NURBS são os mesmos disponíveis para as curvas NURBS. Contudo, o seu esquema de funcionamento é bem mais restrito. O conceito de «segmento» desaparece, e é substituído pelas «linhas» e pela «grade» geral.

A «row» is a set of control points forming one «line» in one interpolation direction (a bit similar to edge loops for meshes). So you have «U rows» and «V rows» in a NURBS surface. The key point is that all rows of a given type (U or V) have the same number of control points. Each control point belongs to exactly one U row and one V row.

Todas elas formam uma «grade», ou «jaula», que é o formato que controla a forma da superfície NURBS. Um pouco parecido com uma treliça

This is very important to grasp: you cannot add a single control point to a NURBS surface; you have to add a whole U or V row at once (in practice, you will usually use the Extrude tool, or perhaps the Duplicate one, to add those…), containing exactly the same number of points as the others. This also means that you will only be able to «merge» different pieces of surfaces if at least one of their rows matches together.

Pesos de influência

Imaginou o que ? Sim, isso funciona exatamente da mesma maneira que para as Curvas NURBS ! O Peso de influência especifica quanto cada um dos pontos de controle «puxa» em direção a curva.

Na imagem Um dos pontos de controle com um peso de influência de 5., um único ponto de controle, rotulado como «C», teve seu Peso de influência definido para 5.0 enquanto todos os outros permanecem em seu padrão de 1.0. Como você pode ver, este ponto de controle puxa a superfície em direção a si.

../../_images/modeling_surfaces_structure_weight.png

Um dos pontos de controle com um peso de influência de 5.

Caso todos os pontos de controle tenham os mesmos Pesos de influência, então cada um deles cancelará a saída dos outros. Esta é a diferença nos pesos que fazem com que a superfície se mova para mais próximo ou mais distante de cada ponto de controle.

O Peso de influẽncia de um ponto de controle em particular é visível dentro dos painéis de propriedades de Propriedades de transformação (aberto com N), no campo W (e não no campo de Pesos…).

Predefinições de pesos de influência

NURBS podem criar formas puras como círculos, cilindros e esferas (note que um círculo Bézier não é um círculo puro). Para criar círculos puros, globos ou cilindros, você deverá definir os pesos de influência para os pontos de controle, valores específicos. Alguns dos quais são providos como predefinições no painel de Ferramentas de curva (na lateral inferior direita). Isto não é intuitivo, e você deverá realizar mais leituras sobre as superfícies NURBS antes de tentar fazer isto.

Para criar uma esfera através de superfícies 2D, podem ser usados os mesmos princípios de um círculo 2D. Você irá notar que os quatro pesos de influência diferentes necessários para a criação da esfera são (1.0, 0.707 = sqrt(0.5), 0.354 = sqrt(2)/4, e 0.25), onde sqrt é a raiz quadrada.

../../_images/modeling_surfaces_structure_weight-sphere.png

Uma superfície de esfera.