Selecionando e editando

Editing text is quite different from other object types in Blender, and happens mainly in two areas. First, the 3D View, where you type your text, and have a few shortcuts, e.g. for applying styles (see Caractere) – note however, that most Blender hotkeys you know in Edit Mode do not exist for texts. The second place is the Properties Editor, especially the Font tab.

Seleção e cursor

../../_images/modeling_texts_selecting-editing_cursor.png

O texto no Modo de edição.

No Modo de edição, o seu texto possui um cursor na cor branca, e bem como em quaisquer outros editores de texto, ele determina onde os novos caracteres serão inseridos.

Caractere anterior ou posterior
Você pode mover seu cursor com as setas direcionar do seu teclado, Seta à Esq ou Seta à Dir..
Palavra anterior ou posterior
Para mover o cursor para as terminações das palavras, use os atalhos Ctrl-Seta à Esq. ou Ctrl-Seta à Dir..
Início ou término da linha
Os atalhos Home e End movem o cursor para o início ou para o final da linha, respectivamente.
Linha anterior ou posterior
Para saltar entre as linhas, use os atalhos Seta para cima ou Seta para baixo.
Página anterior ou posterior
Para saltar a frente ou para trás dez linhas em um único passo, utilize os atalhos PageUp ou PageDown.

Hold Shift while using the arrow keys to select a part of the text. You can use it to specify different materials, the normal/bold/italic style, and not much more.

Edição

The menu of the 3D View header offers few options, and there is no Specials menu. You have no transform nor mirror tools, and so on. However, you can apply to texts the same modifiers as for curves.

Fundamentos

A edição de Texto é similar a utilização de quaisquer outros editores de texto, mas não tão plena de recursos como quando utilizamos editores especializados, e possui algumas diferenças:

Saindo do Modo de edição
A tecla de atalho Tab na verdade não é usada para inserir caracteres de tabulações nos textos, mas funciona para entrar e sair do Modo de edição, da mesma maneira que é usada com outros tipos de objetos.
Copiar
To copy text to the buffer, use Ctrl-C or the Copy button in the Tool Shelf.
Cortar e colar
To cut and copy text to the buffer, use Ctrl-X or the Cut button in the Tool Shelf.
Colar
To paste text from the buffer, use Ctrl-V or the Paste button in the Tool Shelf.
Apagar todo o texto
Para apagar ou deletar todo o texto, use Ctrl-Backspace.

A área de transferência permanece sincronizada com a área de transferência da área de trabalho. Mas caso seja utilizada com o Blender, a formatação do texto também será copiada. Para outras maneiras de inserir textos, veja a seção inserindo textos mais abaixo.

Caracteres especiais

Referência

Mode:Edit Mode
Menu:Text ‣ Special Characters

Caso você precise inserir caracteres especiais (como caracteres com acentuações, os quais não fazem parte de seu teclado) você pode produzi-los usando uma combinação de dois outros caracteres. Para fazer isto, digite o caractere principal, use a combinação Alt-Backspace, e então pressione o «modificador» desejado para produzir o caractere especial. Note que alguns teclados e alguns caracteres necessitam de fontes especiais e combinações especiais de caracteres para que sejam produzidos. Alguns exemplos são fornecidos abaixo:

ã A, Alt-Backspace, ~
á A, Alt-Backspace, '
à A, Alt-Backspace, \
å A, Alt-Backspace, O
ë E, Alt-Backspace, "
ø O, Alt-Backspace, /

Inserindo textos

Você pode inserir texto de duas maneiras: a partir da área de transferência interna (como descrito acima), ou a partir de um arquivo de texto.

Para carregar um texto a partir de um arquivo de texto, use a ferramenta Texto ‣ Colar arquivo.

Convertendo textos em objetos

Convertendo para objetos de texto

Using an existing text data-block, you can convert it to an object from the Text editors header, select Edit ‣ Text to 3D Object, One Object or One Object per Line depending on your needs.

Também é possível colar a partir de uma área de transferência ou a partir de um arquivo através do menu Editar, enquanto se está editando o texto 3D.

Convertendo para malhas 3D

É possível converter um objeto de texto em um objeto de malha 3D (ou curvas). Isto pode ser útil de maneira que você possa editar os vértices no Modo de edição, mas você perderá a possibilidade de editar o texto em si. Para fazer isto, esteja no Modo de objeto e selecione o seu objeto de texto. Pressione Alt-C e selecione a opção Malha a partir de curvas, metas, superfícies ou texto. Agora você poderá retornar ao Modo de edição e editar manualmente os vértices. Comumente, eles podem estar um pouco bagunçados, portanto poderá ser útil utilizar um modificador do tipo Reestruturar malha ou apagar parte dos mesmos através da opção Dissolução limitada usando um ajuste baixo para que seja possível limpar a sua malha.

Atribuindo materiais

Referência

Mode:Edit Mode
Panel:Properties editor ‣ Materials

Cada um dos caracteres podem ter diferentes Índices de material, de maneira a obter diferentes materiais em diferentes caracteres.

Você pode atribuir índices conforme digita, ou após, pela seleção dos blocos de texto e clicando no botão Atribuir no painel de Materiais.

../../_images/modeling_texts_selecting-editing_material-index-example.png

Vermelho, Verde e Azul (RGB).

Por exemplo, para criar a imagem Vermelho, Verde e Azul (RGB). você necessitaria da criação de três materiais separados e três índices de materiais separados. Cada uma das palavras deverá ser atribuída como um Índice de material, através da seleção dos caracteres para cada uma das palavras e então, será necessário clicar no botão Atribuir. A imagem Vermelho, Verde e Azul (RGB). ainda é um único objeto de Texto.