Complementos

A aba de complementos permite que você gerencie scripts secundários, chamados de «Complementos» que estendem a funcionalidade do Blender. Nesta aba você poderá pesquisar, instalar, habilitar e / ou desabilitar complementos.

../_images/preferences_addons_tab.png

A aba de complementos dentro das Preferências de usuário.

Pesquisando complementos

O Blender vem de fábrica já com alguns complementos úteis, prontos para ser habilitados. Mas você também pode adicionar os seus próprios complementos, ou quaisquer complementos interessantes que você encontre na internet.

Filtrando complementos

Nível de suporte

Os complementos do Blender são divididos em dois grupos dependendo de quais pessoas ou entidades escreveram e / ou fornecem suporte aos mesmos:

  • Oficial: Complementos que são escritos pelos desenvolvedores do Blender.
  • Comunitário: Complementos que são escritos pelas pessoas dentro da comunidade Blender.
Categorias
Os complementos são divididos em categorias referenciadas por quais áreas do Blender serão afetadas.

Habilitando e desabilitando complementos

Habilite e desabilite quaisquer complementos os quais deseje utilizar simplesmente marcando ou desmarcado a sua caixa de marcação presente na lateral superior direita, conforme mostrado na imagem.

../_images/preferences_addons_enable.png

Enabling an add-on.

A funcionalidade dos complementos deverá estar disponível de maneira imediata. Caso o complemento não seja ativado quando habilitado, verifique a Janela de console para informações sobre quaisquer erros que possam ter ocorrido.

Informações sobre complementos

Você pode clicar na seta na lateral superior esquerda da caixa do complemento para mais informações, como a sua localização, uma descrição mais detalhada ou uma ligação que o vincule a sua documentação. Aqui você também poderá encontrar um botão para relatar defeitos específicos deste complemento.

Dica

Salvando as preferências de complementos

Caso você queira que um complemento esteja habilitado todas as vezes que iniciar o Blender, você deverá utilizar o botão Salvar preferências de usuário na lateral inferior esquerda.

Preferências de complementos

Ativação individual

Os complementos que ativam ou modificam múltiplos atalhos agora possuem um sistema especial de ativação. Por exemplo, a utilização do complemento «Interface de usuário: Menus setorizados oficial» (pode estar como «UI: Pie Menu Official», em Inglês), mostrará uma caixa de seleção para ativar o menu e seus atalhos para cada um dos menus.

Através dos menus setorizados, primeiramente você deverá ativar o complemento. Isto ativará a opção «Ativação de preferências de sub-módulos de complementos». Então você terá de expandir as preferências do complemento, e verá uma lista de tipos de menus setorizados a partir dos quais você poderá escolher o que será ativado. A partir daqui, você poderá ativar os menus que gostaria de utilizar individualmente. caso o menu conflite com alguma outra preferência ou favorito, não há necessidade de ativá-lo. Você pode ativar quaisquer combinações e utilizar a opção Salvar preferências de usuário de maneira que a sua ativação esteja disponível na próxima vez que iniciar o Blender.