Arquivo

A aba Arquivo dentro das Preferências de usuário permite a você definir as configurações relacionadas a gravação automática de arquivos e definir os caminhos de arquivos padrão para os arquivos Blender, imagens renderizadas e demais configurações relacionadas.

../_images/preferences_file_tab.png

Caminhos de arquivos:

As localizações para os diversos arquivos externos podem ser definidas para as seguintes opções:

Fontes
A localização padrão durante as pesquisas por arquivos de fontes de texto.
Texturas
A localização padrão durante as pesquisas por imagens de textura.
Saída de renderização
Permite definir onde as imagens e vídeos são salvos.
Scripts
Uma localização adicional para pesquisar scripts Python. Veja Caminhos dos scripts logo abaixo.
Sons
A localização padrão durante as pesquisas por arquivos de sons.
Temporários
A localização onde os arquivos temporários são guardados
Cache de renderização
A localização onde as imagens de cache de renderização são guardadas.
Vertentes de I18n
O caminho para o diretório /branches (vertentes) de sua cópia local de tradução usando o aplicativo SVN, para permitir traduções através da interface de usuário.
Editor de imagens
O caminho para um programa externo a ser usado para a edição de imagens.
Reprodutor de animação
O caminho para um programa externo a ser usado para a reprodução das animações renderizadas.

Nota

Caso estas pastas não existam, elas não serão criadas automaticamente.

Caminhos dos scripts

Por padrão, o Blender executa a pesquisa em diversos diretórios, (dependente de sistema operacional) pelos scripts. Através da definição de um caminho de scripts do usuário nas preferências de usuário, um diretório adicional será pesquisado. Isto pode ser usado para guardar determinados scripts, modelos ou predefinições independentemente da versão do Blender atualmente sendo utilizada.

Dentro da pasta especificada, as sub-pastas específicas devem ser criadas para indicar ao Blender o que pesquisar e o local de pesquisa. Esta estrutura de pastas deve espelhar a estrutura de pastas de scripts encontradas em seu diretório de instalação do Blender.

  • scripts
  • complementos
  • módulos
  • predefinições
  • câmera
  • tecido
  • tema da interface
  • operador
  • renderização
  • inicialização
  • modelos Nem todas as pastas tem de estar presentes.

Aviso

Certifique-se de ter os privilégios adequados para o acionamento do executável através do acesso ao caminho definido. Em sistemas MS-Windows, por instância, caso a opção «Executar este programa como administrador» esteja habilitada para o executável, ocorrerá uma falha na tentativa de abrir o editor devido a uma limitação dentro dos controles de conta de usuário (UAC). Executar um programa com privilégios elevados é potencialmente perigoso !

Execução automática

Os scripts Python (incluindo as expressões dos controladores) não são executados por padrão por questões de segurança.

Executar scripts Python automaticamente
Você pode escolher ignorar estas questões de segurança e permitir que os scripts sejam executados automaticamente.
Caminhos excluídos
Blend-files in these folders will not automatically run Python scripts. This can be used to define where blend-files from untrusted sources are kept.

Salvar e carregar

Caminhos relativos
Por padrão, os arquivos externos usam caminhos relativos.
Comprimir arquivos

Comprime os arquivos Blender ao salvá-los.

Esta opção irá compactar os seus arquivos todas as vezes que o Blender os salva. Malhas densas, grandes texturas empacotadas ou uma grande quantidade de elementos em sua cena irão resultar na criação de um grande arquivo Blender.

This option may slow down Blender when you quit, or under normal operation when Blender is saving your backup files. Using this option traces processor time for file size.

Carregar interface de usuário
A definição padrão é carregar o esquema de janelas (ou seja, as Telas) dos arquivos salvos. Isto pode ser alterado individualmente quando um arquivo é carregado a partir da opção Abrir arquivo Blender, no painel lateral que se abrirá no Navegador de arquivos.
Filtrar por extensões de arquivos

A ativação desta opção, fará com que a estante de ferramentas no navegador de arquivos mostre somente os tipos de arquivos apropriados (ou seja, somente arquivos Blender, ao ser carregada uma configuração completa a partir de um arquivo Blender). A seleção de tipos de arquivo pode ser feita na estante de ferramentas do navegador de arquivos (atalho T).

../_images/preferences_file_filter.png

Filtrar por extensões de arquivo.

Ocultar arquivos ponto ou blocos de dados
Esconde arquivos que iniciam com um . nos navegadores de arquivos (Nos sistemas Linux e Apple, os arquivos iniciados com . (ponto) são ocultos).
Ocultar as localizações recentes
Oculta o painel Recente do Navegador de arquivos que mostra as pastas acessadas recentemente.
Ocultar os favoritos do sistema
Oculta os favoritos do sistema dentro do Navegador de arquivos.
Mostrar miniaturas
Mostra miniaturas das imagens e filmes quando se utiliza o Navegador de arquivos.
Versões salvas

O número de versões salvas para o mesmo arquivo (para cópia de segurança).

Esta opção indica ao Blender que deverá manter o número indicado de versões salvas de seu arquivo em seu diretório atual de trabalho quando você salvar manualmente um arquivo. Estes arquivos irão usar as extensões: .blend1, .blend2, etc., com o número sendo incrementado até o número de versões que você especificar. Arquivos mais antigos serão nomeados com um número mais alto, sequencialmente. Por exemplo, com a definição padrão de 2, você terá três versões de seu arquivo: *.blend (seu último arquivo salvo), *.blend1 (seu segundo último arquivo salvo) e *.blend2 (seu terceiro último arquivo salvo).

Arquivos recentes
Permite definir o número de arquivos mostrados no Arquivo ‣ Abrir recente….
Salvar imagens de previsão
Permite salvar os arquivos com imagens e materiais para ser visualizados no Navegador de arquivos. As imagens são criadas sob demanda. Para salvar estas previsões em seus arquivos Blender, habilite esta opção (ao custo de aumentar um pouco o seu arquivo Blender).

Salvar automaticamente

Manter sessão
Automatically loads the quit.blend file after re-starting Blender. This file is always saved on quit, regardless of this option. See Recover Last Session.
Salvar automaticamente os arquivos temporários
Enables Auto Save. Tells Blender to automatically save a backup copy of your work-in-progress files to the Diretório temporário.
Temporizador
This specifies the number of minutes to wait between each Auto Save. The default value of the Blender installation is 2 minutes. The minimum is 1, and the Maximum is 60 (save every hour).

Editor de textos

Tabulações como espaços
Marcar esta caixa fará com que as tabulações através do atalho Tab sejam substituídas por 4 caracteres de espaço do teclado.
Autor
O nome que será usado nos arquivos exportados quando o formato de arquivos suportar esta funcionalidade.