Lâmpadas

Referência

Painel:Lâmpadas ‣ Lâmpadas

Além da iluminação do plano de fundo e qualquer objeto com um material emissivo, lâmpadas são outra maneira de adicionar luz à cena. A diferença é que elas não não visíveis diretamente na imagem renderizada, e podem ser mais facilmente administradas como objetos do seu próprio tipo.

Dica

Lâmpadas de Ponto, Focal, e Área também tem coordenadas de textura.

Configurações comuns

Tipo
Atualmente lâmpadas Ponto, Focal, Area e Sol são suportadas. Lâmpadas Hemisféricas não são supoortadas, e irão ser referenciadas como sol.
Tamanho
Tamanho da lâmpada em Unidades Blender; aumentar isso irá resultar em sombras e sombreamento mais suaves.
Amostras
Para o integrador de traçado de caminho, isso especifica o número de amostras de luz direta por amostra AA. Lâmpadas pontuais podem precisar apenas uma amostra, enquanto lâmpadas em área tipicamente necessitam mais.
Máximo de rebatimentos
Número máximo de vezes que a luz a partir da lâmpada é permitida rebater. Limitado por configurações de rebatimento de toda cena.
Projetar sombras
Ao desabilitar esta opção, luz a partir das lâmpadas não serão bloqueadas por objetos no caminho. Isso pode acelerar a renderização por não precisar traçar raios até a fonte de luz.
Amostra de múltipla importância
Por padrão lâmpadas usam apenas amostragem de luz direta. Para luzes em área e reflexões brilhantes fortes, entretanto, isso pode gerar ruído, e habilitando essa opção irá ativar amostragem de luz indireta para ser usada em adição para reduzir o ruído.

Tipos de lâmpadas

Lâmpada tipo Ponto

Lâmpadas do tipo ponto emitem luz igualmente em todas as direções. Ao configurar o Tamanho maior que zero, elas tornam-se lâmpadas esféricas, que fornecem sombras e sombreamento suaves. A força de luzes ponto é especificada em Watts.

Lâmpada tipo Focal

Lâmpadas do tipo focal emitem luz em uma direção particular, dentro de um cone. Ao configurar o Tamanho maior que zero, elas podem gerar sombras e sombreamento mais suaves. O parâmetro tamanho define o tamanho do cone, enquanto o parâmetro Mesclar pode suavizar as arestas do cone.

Lâmpada tipo Área

Lâmpadas do tipo área emitem luz de uma área quadrada ou retangular com uma distribuição Lambertiana.

Forma

Formato da lâmpada.

Retângulo
A forma da lâmpada pode ser representada por um retângulo e mudada com valores de «X» e «Y».
Quadradas
A forma da lâmpada pode ser representada por um quadrado e mudado com a propriedade Tamanho.

Portais de luz

Lâmpadas do tipo área também podem funcionar como portais de luz para ajudar amostrar a luz ambiente, e diminuir significativamente o ruído em cenas interiores. Note que a renderização com portais é normalmente mais lenta, mas como converge mais rapidamente, menos amostras são necessárias.

Portais de luz funcionam ao ativar a opção Portal, e colocando lâmpadas do tipo área nas janelas, aberturas de porta, e qualquer lugar que a luz entrar no interior.

Em cenas externas a maioria dos raios não rebate muito e apenas voa no céu e portanto, portais de luz não adiantam muito para cenas externas.

../../_images/render_cycles_lamps_portals2.jpg
../../_images/render_cycles_lamps_portals.jpg

Modelo White Room por Jay Hardy.

Lampada sol

Lâmpadas do tipo sol emitem luz em uma dada direção. Sua posição não é levada em conta; elas estão sempre localizadas fora da cena, infinitamente longe, e não irão resultar em nenhuma redução à distância.

Porquê elas não estão localizadas dentro da cena, sua força utiliza diferentes unidades, e deveria tipicamente ser definida para valores menores que o de outras luzes.