Introdução

Materiais, luzes e plano de fundo são todos definidos através de uma rede de nós de sombreamento. Estes nós produzem valores de saída, vetores, cores e sombreadores.

Sombreadores

Um conceito importante para entender quando construir a configuração dos nós é o de soquete de sombreador. A saída de todos sombreadores de superfície e volume é um sombreador, descrevendo a interação da luz na superfície ou do volume, mais que a cor da superfície.

Existem alguns tipos de sombreadores disponíveis como nós:

Sombreador BSDF
Descreve reflexão, refração e absorção da luz na superfície de um objeto.
Sombreador Emissão
Descreve a emissão de luz na superfície ou volume de um objeto.
Sombreador Espalhamento de volume
Descreve o espalhamento da luz dentro de um volume.
Sombreador Plano de fundo
Descreve a emissão de luz do ambiente.

Cada nó de sombreamento possui uma entrada de cor e uma saída de sombreamento. Estas podem ser misturadas e adicionadas umas às outras utilizando os nós Mistura de sombreador e Adicionar Sombreador. Nenhuma outra operação é permitida. A saída resultante pode ser usada pelo renderizador para computar todas as interações de luz, para iluminação direta ou iluminação global.

Veja também

Sombreadores

Texturas

Cada tipo de textura no Cycles corresponde a um nó, com a coordenada da textura e vários parâmetros como entrada, e uma cor ou valor como saída. Não são necessários blocos de dados de texturas; em vez disso grupos de nós podem ser usados para reutilizar configurações de texturas.

Para mapeamento UV e pintura de texturas na janela de visualização, o nó Textura de imagem deve ser utilizado. Quando este nó é ativado, ele será desenhado no modo de visualização de Texturas, e pode ser pintado no modo de Pintura de textura.

As coordenadas padrão para todos os nós são as Geradas, com excessão do Textura de imagem que usa as coordenadas UV por padrão. Cada nó inclui algumas opções para modificar o mapeamento da textura e a cor resultante, e podem ser editadas nas propriedades da textura.

Veja também

Texturas

Mais

Nós para informação geométrica, coordenadas de textura, sombreadores em camada e truques não-físicos podem ser encontrados em:

Linguagem de sombreamento aberto

Nós customizados podem ser escritos utilizando a Linguagem de Sombreamento Aberto.