Integrador

O integrador é o algoritmo de renderização usado para calcular a iluminação. Cycles atualmente suporta integrador de traçado de caminho com amostragem de luz direta. Isso funciona bem para várias configurações de luz, mas não é adequado para cáustica e algumas outras situações complexas de iluminação.

Raios são traçados a partir da câmera até

Amostragem

Referência

Painel:Renderizar ‣ Amostragem
Método de Amostragem
Existem dois modos de integrador que podem ser usados: Traçador de Caminho e Traçador de Caminhos em Ramificações.
Amostras elevadas ao quadrado
Eleva ao quadrado a quantidade de amostra.
Semente

Valor de semente do integrador para obter diferentes padrões de ruído.

Animar semente (ícone de relógio)
Esse botão que pode ser encontrado no lado direito do valor Semente pode ser usado para atribuir diferentes valores de semente. É uma boa ideia habilitar essa opção ao fazer animações porquê no mundo real cada quadro possui um padrão de ruído diferente.
Truncar diretamente

Essa opção limita a intensidade máxima que uma amostra que ainda não rebateu pode contribuir para um pixel. Ela reduz ruído às custas de precisão. Definir essa opção para 0.0 desabilita o truncamento completamente. Valores baixos têm efeito maior (amostras obscuras) que valores altos na imagem final.

Nota

Um problema frequente encontrado com Traçador de Caminho é a ocorrência de pontos de luz (fireflies): amostras improváveis que contribuem com valores muito altos para pixeis. Essa opção fornece uma maneira de limitar isso. Porém, note que ao truncar esses valores, outras luzes/reflexões serão obscurecidas também.

Deve-se tomar cuidado ao usar essa configuração para encontrar um balanço entre mitigar os pontos de luz e perder intencionalmente partes brilhosas. É frequentemente útil truncar rebatimentos indiretos separadamente, já que eles tendem a causar mais pontos de luz que rebatimentos diretos. Veja a opção Truncar indiretamente

Truncar indiretamente
O mesmo que Truncar Diretamente, mas para raios que foram rebatidos múltiplas vezes.
Ajuste de amostragem de iluminação
Termina probabilisticamente amostras de luz quando a contribuição de luz é menor que o valor desse ajuste (mais ruído mas renderização mais rápida). Zero desabilita o teste e nunca ignora luzes. Isso é útil porquê em cenas grandes com muitas fontes de luz, algumas podem contribuir com uma quantidade pequena na imagem final, e aumentar o tempo de renderização. Usando essa opção pode diminuir o tempo de renderização necessário para calcular os raios que no final têm efeito muito pequeno na imagem.
Padrão

Amostragens aleatórias padrão usadas pelo integrador.

Sobol
Usa um padrão Sobol para decidir o padrão de amostragem usado pelo integrador. Veja`Sequência Sobol <https://en.wikipedia.org/wiki/Sobol_sequence>`__ no Wikipedia para mais informações.
Tremulação múltipla correlacionada
Usa um padrão de Tremulação múltipla correlacionada para decidir o padrão de amostragem aleatória usado pelo integrado. Veja `esse artigo da Pixar<http://graphics.pixar.com/library/MultiJitteredSampling/paper.pdf>`__ para mais informações.
Amostras de camada

Quando camadas de renderização possuem número de amostras por camada definido, essa opção especifica como usá-las.

Utilizar
As amostras das camadas de renderização irão sobrepor as definições de amostras da cena.
Envolto
Vincula as amostras das camadas de renderização às amostras da cena.
Ignorar
Ignora as definições de amostras por camada de renderização.

Traçador de caminhos

O integrador do Traçador de caminhos é um traçador de caminhos puro; para cada encontro irá rebater luz em uma direção e irá pegar uma luz para receber luz dela. Isso acelera o cálculo de cada amostra, mas irá tipicamente exigir mais amostras para limpar o ruído.

Amostras de renderização
Número de caminhos para traçar para cada pixel na renderização final. A medida que mais amostras são tomadas, a solução torna-se menos ruidosa e mais precisa.
Amostras de pré-visualização
O número de amostras para a renderização na porta de visão.

Traçador de caminhos em ramificações

O integrador de Traçador de caminhos em ramificações não progressivo oferece um controle fino sobre o sampleamento. Isso é similar ao Traçador de Caminho, mas ao primeiro encontro ele irá dividir o caminho para diferentes componentes de superfície e irá levar em conta todas a luzes para sombreamento ao invés de apenas uma.

Isso torna cada amostra mais lenta, mas irá reduzir o ruído, especialmente em cenas dominadas por iluminação direta ou de um rebatimento. Para obter o mesmo número de amostras difusas como no integrador de traçador de caminho, note que por ex. 250 amostras de traçador de caminho = 10 AA amostras x 25 amostras difusas. O painel de Amostras mostra esse número total de amostras.

Amostras para renderização de antisserrilhamento
Números de amostras para considerar para cada pixel na renderização final. Mais amostras irão melhorar o antisserrilhamento.
Amostras de previsão para antisserrilhamento
O número de amostras para a renderização na porta de visão.
Amostras difusas
Número de amostras de rebatimento difuso para renderizar para cada amostra de antisserrilhamento.
Amostras de polimento
Número de amostras de rebatimento de polimento para renderizar para cada amostra de antisserrilhamento.
Amostras de transmissão
Número de amostras de rebatimento de transmissão para renderizar para cada amostra de antisserrilhamento.
Amostras de oclusão ambiente
Número de amostras de oclusão ambiente para renderizar para cada amostra de antisserrilhamento.
Amostras de malha de luz
Número de amostras de emissão de luz para renderizar para cada amostra de antisserrilhamento.
Amostras de sub-superfície
Número de amostras de espalhamento de sub-superfície para renderizar para cada amostra de antisserrilhamento.
Amostras de volume
Número de amostras de espalhamento de volume para renderizar para cada amostra de antisserrilhamento.
Amostrar todas as luzes diretas
Quando habilitado, Cycles irá amostrar todas as luzes na cena para rebatimentos diretos, ao invés de escolher uma randomicamente. Desabilitar isso pode melhorar a performance, quando usando muitas amostras de antisserilhamento de qualquer forma, para limpar a imagem.
Amostrar todas as luzes indiretas
Parecido à luz direta, mas para luzes indiretas. Isso pode reduzir o ruído nas cenas com muitas luzes.

Caminhos de luz

Referência

Painel:Renderizar ‣ Caminhos de luz

Rebatimentos

Máximo de rebatimentos
Número máximo de rebatimentos de luz. Para melhor qualidade, isso deve ser definido para o máximo. Entretanto, na prática, pode ser bom definir para um valor mais baixo para renderização mais rápida. Definir para máximo de 0 rebatimentos resulta em iluminação direta apenas.
Mínimo de rebatimentos
Número mínimo de rebatimentos de luz para cada caminhos, depois do qual o integrador usa Roleta Russa para terminar caminhos que contribuem menos para a imagem. Definir um valor alto resulta em menos ruído, mas pode também aumentar o tempo de renderização consideravelmente. Para um número baixo de rebatimentos, é altamente recomendável definir esse valor igual ao número máximo de rebatimentos.
Rebatimentos difusos
Número máximo de rebatimentos difusos.
Rebatimentos de polimento
Número máximo de rebatimentos de polimento.
Rebatimentos para transmissão
Número máximo de rebatimentos de transmissão.
Rebatimentos de volume
Número máximo de rebatimentos de espalhamento volumétrico.

Transparência

Transparência máxima
Número máximo de rebatimentos de transparência.
Transparência mínima
Número mínimo de rebatimentos de transparência, depois do qual terminação em Roleta Russa é usada.
Sombras transparentes
Para amostragem de luz direta, usa a transparência entre superfícies para produzir sombras afetadas pela transparência dessas superfícies.

Cáustica & Filtro de polimento

Cáustica reflexiva
Enquanto em princípio o traçador de caminho suporta a renderização de cáustica com um número suficiente de amostras, na prática pode ser ineficiente pois gera muito ruído. Essa opção pode ser desabilitada, para desativar cáustica reflexiva.
Cáustica refrativa
O mesmo que acima, mas para cáustica refratária.
Filtro de polimento

Quando usando um valor maior que 0.0, isso irá borrar as reflexões polidas depois de rebatimentos borrados, para reduzir ruído à custa de precisão. 1.0 é um bom valor de partida para ajustar.

Alguns caminhos de luz tem baixa probabilidade de serem encontrados enquanto contribuem muito para a luz do pixel. Como resultado esses caminhos de luz serão encontrados em alguns pixeis e não em outros, causando pontos de luz( fireflies). Um exemplo de tal caminho difícil pode ser uma luz pequena que está causando um destaque especular em um material com polimento nítido, que estamos vendo através de um material polido rugoso. De fato em um caso como esse nós praticamente temos cáustica.

Com traçador de caminho é difícil encontrar o destaque especular, mas se nós aumentarmos a rugosidade do material, o destaque torna-se maior e mais suave, então é mais fácil encontrá-lo. Frequentemente esse borramento será dificilmente percebido, porquê estamos vendo ele através de um material borrado de qualquer forma, mas há casos também onde isso levará a perda de detalhe na iluminação.

Veja também

Veja Reduzindo Ruído para exemplos de configurações de truncamento em uso.