Treliça

Treliça – jaula de conformação ou «jaula de deformação» como comumente é chamada fora do Blender. Uma treliça ou jaula de conformação consiste em uma grade tridimensional que não é renderizada e que é composta por vértices. Sua principal utilização é a aplicação de deformações nos objetos que são controlados através de um objeto especial chamado Treliça. Caso o objeto seja parenteado através de uma Deformação por treliça, automaticamente o modificador do tipo Treliça será aplicado.

Edição

Virar (Livre de distorções)

Mirrors the vertices displacement from their base position.

U, V, W

Tornar regular
Redefine a treliça como um todo para uma grade regular, onde cada uma das células são escalonadas para uma unidade cúbica Blender.

Propriedades

../_images/rigging_lattice_panel.png

Propriedades da treliça.

Treliça
Um Menu de blocos de dados.

Treliça

Pontos

Taxa de subdivisão nos eixos:

U, V, W

Tipo de interpolação

Seletor para cada eixo. Veja a imagem Representam os diferentes tipos de interpolação..

Linear, Cardinal, Catmull-Rom, B-Spline

Lado externo
Leva em consideração somente os vértices que estão na superfície da treliça para as calculações.
Grupo de vértices
Define com quanta força a influência da treliça será atribuída, fornecendo pesos de influência aos vértices individuais no grupo de vértices selecionado.

Utilização

../_images/rigging_lattice_view.png

A treliça em torno de um objeto de cubo no Modo de objeto.

A treliça deve ser escalonada e movida para que o objeto seja encaixado e envolvido pela mesma no Modo de objeto. Quaisquer escalonamentos aplicados aos objetos no Modo de edição irão resultar em deformações indesejadas no objeto que está sendo deformado. Para solucionar esta questão, a desvinculação e aplicação das escalas em ambos os objetos usando Ctrl-A, e re-vinculação, é a solução mais adequada, já que os escalonamentos posteriores aos vínculos resultam no mesmo que um escalonamento no Modo de edição, e portanto, deformarão o objeto de maneira indesejada.