Introdução

Visão geral

Sculpt Mode is similar to Edit Mode in that it is used to alter the shape of a model, but Sculpt Mode uses a very different workflow: instead of dealing with individual elements (vertices, edges, and faces), an area of the model is altered using a brush. In other words, instead of selecting a group of vertices, Sculpt Mode manipulates geometry in the brush region of influence.

Modo de escultura

O modo de escultura é selecionado a partir do menu de modos disponíveis presente no cabeçalho da Janela de visualização 3D. Uma vez que o modo de escultura tenha sido ativado, a Estante de ferramentas da janela de visualização 3D irá ser alternada para mostrar os painéis específicos do modo de escultura. Os painéis da aba ferramentas serão Pincel, Texturas, Ferramentas, Simetrizações e bloqueios, Traços, Curva. Na aba opções, estarão os painéis Aparência e Opções. Um círculo vermelho também aparecerá, seguindo a localização do cursor na janela de visualização 3D.

Nota

Para que o comportamento do pincel seja previsível, por favor, aplique a escala em suas malhas.

../../_images/sculpt-paint_sculpting_introduction_mode-selector.png

O seletor na Janela de visualização 3D: Modo de escultura.

../../_images/sculpt-paint_sculpting_introduction_brush-circle.png

O cursor no modo de escultura.

Menus no modo de escultura

Menu de ferramentas

Aqui você pode selecionar o tipo de predefinição de pincel a ser utilizado. A opção Redefinir pincéis irá fazer com que as definições do pincel atual retorne aos seus padrões. Você também pode configurar o Blender para utilizar o pincel atual no Modo de pintura de vértices, e também para o Modo de pintura de texturas, usando os botões de alternância.

Atalhos de teclado

  • Alterna a suavização dos traços Shift
  • Alterna a inversão dos traços Ctrl
Para cancelar os traços em progresso Esc
Pressionando Esc enquanto ainda se está na operação de desenho de um traço de escultura, fará com que o traço seja cancelado e quaisquer alterações sejam desfeitas.