Texturas e Máscara de textura

Texturas

../_images/sculpt-paint_texture-tex-mask_brush-texture.jpg

Opções de textura e exemplo.

Use the texture data-block at the bottom of the paint panel to select a preloaded image or procedural texture to use as your brush pattern.

Note que, de maneira a utilizá-lo, você deverá ter um material substitutivo definido, e esta textura em particular já estar definida usando as configurações de Material e Textura. Não é necessário ter este material ou textura aplicado em alguma malha ou em quaisquer outros locais, eles só precisam estar definidos.

O exemplo a direita mostra os efeitos da pintura com uma textura lisa (em formato de faixas) do tipo Madeira. Alterando a textura para o formato de Anéis cria um tipo de pincel que permite a pintura em formato de alvos ou flores.

Texturas
Nos modos de pintura a textura é usada como a fonte de cor, enquanto para a escultura ela é usada para determinar a força do pincel.
Mapeamento de pincel

Define a maneira que a textura é aplicada aos traços do pincel.

Plano de visualização
Caso a opção Plano de visualização esteja habilitada, o ângulo de visualização atual é usado para projetar a textura do pincel no modelo. Ou seja, a textura segue o mouse, portanto parecerá que a textura está sendo arrastara ao longo do modelo. Na pintura em 2D, a textura se move com o pincel.
Plano da área
Projeta as texturas do pincel ao longo das normais da superfície local, o que evita que as texturas sejam esticadas durante as esculturas em partes da malha que estão em uma angulatura extrema em relação a porta de visão.
Ladrilhado
A opção Ladrilhado posiciona as texturas lado a lado (ladrilhando-as) ao longo da tela, de maneira que mover o pincel fará com que esses movimentos pareçam estar separados da textura. A opção Ladrilhado é mais útil quando se utiliza imagens ladrilháveis (ou seja, sem costuras adjacentes), ao invés de texturas procedurais (que obedecerão neste caso a um tamanho definido).
3D
A opção 3D permite que o pincel obtenha plena vantagem das texturas procedurais. Este modo usa as coordenadas dos vértices ao invés da localização do pincel para determinar quais áreas da textura serão utilizadas.
Aleatório(a)
Obtém uma coordenada de textura aleatória como amostra a partir de cada tracejamento.
Estêncil

O mapeamento em estêncil funciona pela projeção da pintura a partir do espaço da câmera na malha ou lona. A pintura é aplicada somente dentro das limitações (ou bordas) do estêncil. O estêncil é mostrado como uma sobreposição do espaço de tela na porta de visão. Para transformar as texturas de estêncil e a máscara de estêncil é necessário usar o atalho adicional Alt pressionado:

  • Mover BDM, Alt-BDM
  • Scale Shift-RMB, Shift-Alt-RMB
  • Rotate Ctrl-RMB, Ctrl-Alt-RMB

Ao utilizar o escalonamento de estêncil, os atalhos X e Y são usados para restringir o escalonamento para um eixo. Pressionar um dos botões duas vezes reverte para o modo de escalonamento sem restrições.

Aspecto de imagem
Restaura a proporção de aspecto da imagem original para redefinir o esticamento introduzido pelo escalonamento, (somente para imagens de texturas). Este operador pode utilizar os valores de ladrilhamento e escalonamento da textura do pincel caso as opções relevantes estejam habilitadas dentro do painel do Operador.
Redefinir transformações
Restaura a posição do estêncil.
Ângulo Ctrl-F

Este é o ângulo de rotação do pincel de textura. Ele pode ser alterado de maneira interativa através do atalho Ctrl-F na Janela de visualização 3D. Durante a rotação interativa você também poderá entrar com um valor numérico.

Arranhar R
O ângulo segue a direção dos traços do pincel. Não disponível com texturas do tipo 3D. (O atalho é exclusivo para escultura).
Aleatório(a) R

O ângulo é aleatorizado por traço.

Ângulo aleatório
Restringe o desvio aleatório para um intervalo.
Deslocamento
Desloca o posicionamento do mapa de textura nos eixos X, Y e Z.
Tamanho
Define a escala da textura em cada um dos eixos. Não disponível para as texturas de escultura do tipo Arrastar.
Ajuste fino para amostragens
Um valor adicionado as amostras de texturas (somente para escultura).

Máscara de textura

A força do pincel é mascarada com uma textura.

A ser feito.

Mascaramento de pressão

Uma função de corte de valores através da utilização de uma máscara. Ela permite cortar (truncar) o resultado da máscara com base na pressão, criando áreas em que não haja pintura quando uma pressão baixa for aplicada ao pincel, similarmente ao comportamento de um pincel no mundo real.

Desligar
Desativado.
Fator de corte
Simplesmente seleciona entre zero e um com base na pressão da caneta da mesa de desenho.
Gradiente de cores
Distribui o efeito da máscara quando os valores estiverem acima do valor de pressão da caneta da mesa de desenho.