Quebras ou travamentos

As causas mais comuns de quebras e travamentos do Blender são:

  • Não haver memória suficiente disponível.
  • Problemas com a placa gráfica utilizada ou seus controladores.
  • Defeitos no Blender.

Firstly, you may be able to recover your work with File ‣ Recover Auto Save….

Para evitar que o problema ocorra novamente, você poderá fazer uma verificação para assegurar-se de que os controladores (drivers) de sua placa gráfica estão atualizados, atualizar sua máquina ou os componentes (hardware) de seu computador (memória ou placa gráfica), e / ou desativar algumas opções que fazem uso intensivo de memória:

  • Reduza a quantidade de passos para desfazer ações através das Preferências de usuário ‣ Edição ‣ Passos. na seção «Desfazer».
  • Desative a Sobreposição de região e Buffer triplo através das Preferências de usuário ‣ Sistema ‣ Método de desenho da janela.
  • A utilização de valores altos de múltiplas amostras e antisserrilhamento também aumenta o consumo de memória e faz com que a exibição da janela do aplicativo se torne mais lenta.
  • Em sistemas Linux, o gerenciador de janelas (KDE, Gnome, Unity) pode estar usando efeitos acelerados por hardware (tais como transparências e sombras nas janelas) que consomem parte da memória que o Blender necessita. Tente desativar os efeitos de área de trabalho ou alterar o seu gerenciador de janelas para algum mais leve e com baixo consumo de recursos.

Informes de quebras

When Blender crashes, it writes out a text file which contains information that may help identify the cause of the crash.

On a crash, a file is written based on the name of the currently loaded blend-file, so test.blend will create a file called test.crash.txt. The crash log for unsaved files will be written into the Diretório temporário directory.

Este arquivo contém um registro das ferramentas que estavam sendo utilizadas até o momento da quebra bem como outras informações de depuração.

Ao informar sobre defeitos ou quebras, pode ser útil anexar este arquivo aos seus informes, especialmente quando outros usuários forem incapazes de reproduzir a mesma ocorrência de quebra ou defeito.

Aviso

This is currently disabled for MS-Windows.