Exportador Freestyle para SVG

Referência

Category:Render
Painel:Properties ‣ Render ‣ Freestyle SVG Export

A exportação para o formato de «Gráficos vetoriais escalonáveis» (SVG) está disponível através de um complemento.

../_images/render_freestyle_export-svg_suzanne.svg

Um exemplo de resultado no formato SVG produzido pelo exportador Freestyle para SVG.

This add-on can be enabled via Preferences ‣ Add-ons ‣ Render ‣ Freestyle SVG Exporter. The GUI for the exporter should now be visible in the render tab of the Properties editor. The exported .svg file is written to the default output path Properties ‣ Output ‣ Output.

Opções

../_images/render_freestyle_export-svg_panel.png

Freestyle SVG Export panel.

Modo
Opção entre Quadro e Animação. A opção Quadro irá renderizar um único quadro, a opção Animação irá embutir todos os quadros renderizados em um único arquivo .svg.
Dividir nos invisíveis (Split at invisible)
Por padrão, o exportador não irá levar em consideração os vértices invisíveis e os exportará como se fossem invisíveis. Alguns modificadores de traços, como o Diagrama de referência (Blueprint, em Inglês), marcam os vértices como invisíveis para a obtenção de certos efeitos. Habilitar esta opção irá fazer com que os caminhos sejam divididos ao encontrarem um vértice invisível, o que leva a melhores resultados.
Preencher contornos (Fill Contours)

O contorno dos objetos será preenchido com suas cores de material.

Nota

Esta funcionalidade é um pouco instável – especialmente com animações.

Estilo de terminações das linhas

Define o estilo no qual as terminações serão geradas para a saída no arquivo SVG.

Miter
As terminações laterais dos traços são exportados como quinas (arestas bem definidas).
Arredondadas
As terminações laterais dos traços são exportados de maneira suavizada.
Chanfro
As terminações laterais dos traços são exportados com chanfros ou biséis.

Propriedades exportáveis

Referência

Painel:Properties ‣ View Layers ‣ Freestyle Line Style SVG Export

Por conta do tipo de representação dos traços pelo renderizador Freestyle e dos caminhos dos objetos em SVG ser fundamentalmente diferentes, uma trasladação direta entre os formatos SVG e Freestyle não é possível. A questão principal que está relacionada entre o formato SVG quando comparado ao Freestyle é que o renderizador Freestyle define estilos por ponto, onde o formato SVG os define por caminhos. Isto significa que o renderizador Freestyle pode produzir resultados muito mais complexos, e que são praticamente impossíveis de se obter através do formato SVG.

There are extended options for the exporter, located at the specific panels of the Freestyle renderer at the View Layers tab of the Properties editor. Those options are located at the Freestyle Line Style SVG Export panel, at the bottom of the tab.

As propriedades (sem modificadores aplicados) que podem ser exportadas são:

  • Cor básica (Base color)
  • Alfa básico (Base alpha)
  • Espessura básica(base thickness)
  • Tracejamento (Dashes)

Animações

O exportador suporta a criação de animações em SVG. Quando o modo está definido para Animação, todos os quadros a partir da renderização – aqueles que são renderizados como quadros (através do atalho F12) ou todos os quadros quando se renderiza uma animação (através do atalho Shift-F12) – são gravados como linhas em um único arquivo. A maioria dos navegadores de internet modernos possuem suporte a renderização de animações em SVG.

../_images/render_freestyle_export-svg_cube.svg

Uma animação em SVG renderizada através do exportador.

Exportando preenchimentos

Fills are colored areas extracted from a Freestyle render result. Specifically, they are defined by a combination of the Contour and External Contour edge type, combined with some predicates. The fill result can be unexpected, when the SVG renderer cannot correctly render the path that the exporter has generated. This problem is extra apparent in animations.

../_images/render_freestyle_export-svg_pallet.svg

An example of a SVG result produced by the Freestyle SVG Exporter. Model by Julien Deswaef.

O preenchimento suporta vãos, orifícios, lacunas e acomodação em camadas. Ao ser utilizada a acomodação em camadas (layers em Inglês), o exportador tenta renderizar os objetos com o mesmo material usado no entrelaçamento definido. A exportação dos preenchimentos e especialmente a ordem na qual eles são posicionados na acomodação em camadas não é tão perfeito. Na maioria dos casos, esses problemas podem ser facilmente resolvidos através do software Inkscape ou através de um editor de textos.