Desfocagem flocada

../../../_images/compositing_node-types_CompositorNodeBokehBlur.png

O painel do nó tipo «Desfocagem flocada».

The Bokeh Blur node generates a bokeh type blur similar to Defocus. Unlike defocus an in-focus region is defined in the Compositor. There is also more flexibility in the type of blur applied through the Bokeh Image node.

Diversas otimizações de performance também estão disponíveis como suporte a computação por OpenCL, restrição de área de calculação e mascaramento.

Entradas

Imagem

A imagem de entrada padrão.

Flocagem

Esta é uma entrada para a saída do nó do tipo Imagem flocada, e que controla o formato dos flocos.

Tamanho

O tamanho controla a quantidade de desfoque. O tamanho pode ser tanto um valor único ao longo da imagem como um todo quanto um valor controlado por uma imagem de entrada. De maneira a usar uma imagem de entrada, a opção Tamanho variável deverá estar selecionada. Veja a seção de exemplos abaixo para saber mais como utilizar esta funcionalidade.

Caixa circundante

Isto pode ser usado com um nó para telas alfa do tipo Máscara em caixa ou em conjunto com um nó do tipo Máscara como entrada para restringir a área da imagem na qual o desfoque será aplicado. Isto pode ser útil, por exemplo, quando os usuários desenvolvem um sistema de nós que permitem que uma pequena área da imagem seja filtrada, economizando tempo de composição cada vez que algum ajuste é feito.

Propriedades

Tamanho variável

Permite que seja utilizado um raio de atuação variável para a desfocagem, caso o tamanho de entrada seja uma imagem.

Max Blur

Max Blur is intended to act as an optimization tool by limiting the number of pixels across which the blur is calculated.

Saídas

Imagem

A saída de imagem padrão.

Exemplos

Três exemplos de como o tamanho de entrada pode ser usado são apresentados abaixo.

Uma imagem para transparência alfa fornecida através de um nó do tipo Identificador de máscara pode ser usada de maneira que um plano de fundo seja desfocado enquanto os objetos no plano frontal permanecem no foco. Para evitar arestas ou contornos estranhos, o nó do tipo Dilatar ou erodir deverá ser usado.

The Z pass can be visualized using a Map Value node and a Color Ramp node as described in Render Layers. A multiply Math node can be used following the color ramp so that a blur value greater than one is used for objects outside the focal range.

../../../_images/compositing_types_filter_bokeh-blur_example-1.png

Z pass used.

Uma imagem em escala de cinza criada manualmente pode ser usada para definir as áreas desfocadas e nítidas de uma imagem previamente existente. Novamente um nó do tipo Matemática definido como Multiplicar pode ser usado de maneira que um valor de desfocagem maior do que um seja utilizado.

../../../_images/compositing_types_filter_bokeh-blur_example-2.png

Image used.

../../../_images/compositing_types_filter_bokeh-blur_example-1-render.jpg

Z pass used.

../../../_images/compositing_types_filter_bokeh-blur_example-2-render.jpg

Image used.