Hue/Saturation/Value Node

Hue/Saturation/Value Node.

The Hue/Saturation/Value Node applies a color transformation in the HSV Color Model.

Inputs

Fator

Controls the amount of influence the node exerts on the output image.

Imagem

Standard color input.

Properties

As transformações são alterações relativas. Dentro do contexto de sombreamento e textura, as seguintes propriedades estão disponíveis como conectores de entrada:

Hue

Especifica a rotação da matiz da imagem. 360° são mapeados (entre 0 e 1). A alteração entre a matiz de 0 (-180°) e 1 (+180°) possui o mesmo resultado.

Saturation

Uma saturação de 0 remove as matizes da imagem, resultando em uma imagem em escala de cinza. Uma alteração maior que 1.0 aumenta a saturação.

Value

O valor é representado pelo brilho em geral da imagem. Aumentar ou decrescer os valores altera a imagem para mais clara ou mais escura.

Saídas

Imagem

Standard color output.

Dicas sobre a matiz e a saturação

Algumas coisas a ser mantidas em mente que podem ajudar você a utilizar este nó da melhor maneira:

Matizes e vice-versa

Uma imagem azulada, com uma definição de matiz definida em quaisquer terminações do espectro (0 ou 1), tem sua saída como amarelada (lembre-se que o branco, menos o azul, resulta em amarelo). Uma imagem em amarelo, com uma definição de matiz em 0 ou 1, se torna azulada.

A matiz e a saturação trabalham em conjunto.

Portanto, uma matiz de 0.5 mantém os azuis em seus mesmos tons de azul, mas a Saturação pode tornar mais profundas ou mais leves as intensidades desta cor.

Tonalidades de cinza e branco são matizes neutras

Uma imagem em escala de cinza, onde os valores RGB são iguais, não possui matiz. portanto, este nó somente pode afetá-la com «Valor». Isto se aplica a todas as tonalidades de cinza, do preto ao branco; onde quer que os valores sejam iguais.

Alterações do efeito conforme o tempo

Os valores de matiz e saturação podem ser animados através de um nó do tipo «Tempo» ou pela animação direta da propriedade.

Nota

Tingimento

This HSV node simply shifts hues that are already there. To colorize a gray image, or to add a tint to an image, use a Mix node to add in a static color from an RGB input node with your image.

Exemplo de alteração MSV

../../../_images/compositing_types_color_hue-saturation_example.jpg

A basic example.

../../../_images/compositing_types_input_mask_example.png

An example of using the Factor input for masking.