Nós de tela

Estes nós fornecem a você as ferramentas essenciais para a criação de uma Tela de projeção para imagens que não possuem seu próprio Canal alfa. Um dos cenários de utilização desses nós são as chamadas filmagens em «telas azuis» ou «telas verdes» (chamadas também de «fundo alfa», não necessariamente exclusivas a estas cores), que são uma substituição de uma cor única do pano de fundo por uma imagem adicional representada por uma tela de pintura ou um plano de fundo virtual.

Em geral, conecte esses nós a um visualizador, defina seu Editor de Imagens para mostrar o nó Viewer, e brinque com os controles em tempo real usando uma imagem de amostra da filmagem para obter as configurações corretas. Em alguns casos, pequenos ajustes podem eliminar artefatos ou degradação da imagem em primeiro plano. Tirar muito verde pode resultar em atores do primeiro plano parecendo planos ou azulados/arroxeados.

Você pode e deve encadear estes nós em conjunto, melhorando a sua máscara e as correções de cores em refinamentos sucessivos, usando as qualidades mais fortes de cada um dos nós para operar nas saídas dos nós antecessores. O nó do tipo Inserção de chaves, representa uma espécie de nó do tipo «faz de tudo» para as telas para alfa, mas os melhores resultados são obtidos a partir de uma combinação de técnicas.

Nota

A chamada «Tela para descarte» (Garbage Matte, em Inglês) não é especificamente um nó, mas uma técnica que permite selecionar o que deverá ser excluído a partir de uma imagem. É uma espécie de Máscara usada para identificar conteúdos a ser removidos a partir de uma imagem e que não podem ser removidos diretamente pelo processamento automático provido pelas chaves de crominância por exemplo (Chroma key em Inglês). Essa técnica é usada tanto para a seleção de conteúdo específico a ser removido, ou para definir o que seria o inverso em uma seleção mais básica do assunto real da filmagem; removendo tudo o mais.

Alguns nós aceitam a tela para descarte de maneira direta. Para aqueles que não aceitam, você ainda pode aplicar um nó que permita a utilização da técnica pela subtração da tela para descarte a partir da tela gerada pelo nó.

Telas de descarte simples podem ser criadas através de uma Máscara em caixa ou através de uma Máscara em elipse. Formatos de tela mais complexos podem ser obtidos através da utilização de nós do tipo Máscara de aresta dupla ou usando uma Máscara.