Introdução

Os controladores são blocos que coletam os dados enviados pelos sensores, e também especificam o estado para o qual eles operam. Após a realização das operações lógicas especificadas, eles enviam para as suas saídas, os sinais de pulsos que irão acionar as ações dos atuadores nos quais eles estão conectados.

Quando um sensor é ativado, ele envia um pulso positivo, e quando está desativado, ele envia pulsos negativos. O trabalho dos controladores é verificar e combinar estes pulsos para disparar as respostas apropriadas.

Os blocos lógicos para todos os tipos de controlador podem ser construídos e alterados utilizando o editor de lógica; mais detalhes sobre este processo podem ser encontrados na página sobre edição de controladores.

Tipos de controlador

Existem oito tipos de controladores de blocos lógicos para encaminhar os processos lógicos gerados a partir dos sinais de entrada. Esta tabela fornece uma rápida visualização das operações lógicas realizadas pelos tipos de controladores lógicos. A primeira coluna, de entrada, representa o número de pulsos positivos enviados a partir dos sensores conectados. As seguintes colunas representam cada uma das respostas dos controladores a estes pulsos. Uma condição do tipo TRUE (Positivo(a)) significa que as condições do controlador estão satisfeitas, e que os atuadores conectados a estes serão ativados; Uma condição do tipo FALSE (Negativo(a)) significa que as condições do controlador não foram satisfeitas e que nada irá ocorrer. Por favor, consulte as páginas individuais dos controladores para uma descrição mais detalhada de cada um dos controladores.

Nota

Nas condições apresentadas abaixo, assume-se que mais de um sensor está conectado ao controlador. Para as respostas de saída para um único sensor conectado, verifique a linha «Todos».

Sensores positivos Controladores
AND OR XOR NAND NOR XNOR
Nenhum Falso Falso Falso Verdadeiro Verdadeiro Verdadeiro
Um Falso Verdadeiro Verdadeiro Verdadeiro Falso Falso
Múltiplo, nem todos Falso Verdadeiro Falso Verdadeiro Falso Verdadeiro
Todos Verdadeiro Verdadeiro Falso Falso Falso Verdadeiro