Introdução

O Blender está disponível em downloads para as plataformas (sistemas operacionais ou operativos) Linux, macOS e MS-Windows.

Requerimentos mínimos

Verifique se seu sistema atende aos requisitos mínimos ou recomendados.

Sempre verifique se seus controladores (drivers) de placa gráfica estão atualizados e se há um bom suporte a OpenGL.

O suporte a outros tipos de equipamento (hardware) como mesas de desenho (tablets) e mouses 3D são cobertos na página sobre Hardware suportado.

Baixando o Blender

A fundação Blender distribui o Blender de três maneiras diferentes as quais você pode escolher, para melhor atender as suas necessidades.

As opções são compostas de pacotes binários para todas as plataformas suportadas e o código fonte. Dentro dos pacotes binários (pré-compilados), você pode escolher entre uma versão de lançamento estável e uma que é construída (compilada) diariamente. A primeira tem o benefício de ser mais confiável, e a última provê as últimas funcionalidades, conforme estas são desenvolvidas. o Blender tem versões de lançamento liberadas a cada três meses, aproximadamente. Você pode manter-se atualizado através das alterações mais recentes através das notas de lançamento.

Última versão estável
Esta é uma distribuição binária (pré-compilada) da última versão do Blender. Ela é considerada estável e sem regressões.
Construções diárias
Esta é uma distribuição binária (pré-compilada) do Blender que é atualizada diariamente e que inclui as alterações mais recentes em desenvolvimento. Estas versões não são testadas de maneira extensiva como a versão estável, e podem quebrar, ainda que sejam oficiais e geralmente não tão experimentais.
Build from Source

Os arquivos fonte do Blender estão disponíveis para referência e instalação, com as seguintes vantagens:

  • O Blender sempre estará atualizado.
  • Permite acesso a quaisquer versões ou ramificações (branches) onde uma funcionalidade está sendo desenvolvida,
  • Permite ser livremente personalizado.

Nota

Isto é incluso por razões de complementaridade, mas não esperamos que os usuários regulares devam ter de compilar suas próprias construções do Blender.

Instalando o Blender

O procedimento para a instalação dos pacotes binários (pré-compilados), tanto nas versões estáveis quanto nas construções diárias, é o mesmo. Siga os passos para seu sistema operacional (ou sistema operativo, em Portugal).