Configurando periféricos

Monitores (Ecrãs)

A ser adicionado.

Configurações de múltiplos monitores

../../../_images/getting-started_installing_configuration_hardware_multi-monitor.jpg

Este é um exemplo de suporte a múltiplos monitores do Blender.

Dispositivos de entrada

O Blender suporta diversos tipos de dispositivos de entrada:

  • Teclado: (recomendado: teclado com teclado numérico, o esquema de organização posicional das teclas do teclado em Inglês é o que funciona melhor, os teclados padrão ABNT2 também seguem esta norma)
  • Mouse (recomendado: mouse de 3 botões com roda para rolagem)
  • Dispositivos NDOF (também conhecidos como Mouse 3D)
  • Mesas de desenho (Tablets)

Mouse

Emulação de botões do mouse

Caso você não tenha um mouse de 3 botões, você precisará emular o seu funcionamento através da marcação da opção nas Preferências de usuário.

A seguinte tabela mostra as combinações utilizadas:

Mouse de 3 botões BEM BMM BDM
Mouse de 2 botões BEM Alt-BEM BDM

Teclados

Emulação do teclado numérico

Caso você não tenha um teclado numérico separado a direita de seu teclado natural, talvez você queira emular um (utilizando as teclas de números que estão acima das letras, contudo, isto removerá o acesso rápido a visibilidade das camadas).

Veja também

Leia mais sobre a Emulação de teclado numérico dentro das Preferências de usuário.

Non-English Keyboards

If you use a keyboard with a non-English keyboard layout, you still may benefit from switching your computer to the UK or US layout as long as you work with Blender.

Nota

Você também pode alterar o mapa padrão de teclas e os atalhos padrão a partir das Preferências de usuário, contudo, este manual assume que você está utilizando o mapa de teclas padrão.

Mesas de desenho (Tablets)

As mesas de desenho (conhecidas como tablets) podem ser usadas para fornecer um método mais tradicional de controle do cursor do mouse através da utilização de uma caneta. Isto pode ajudar a fornecer uma experiência mais familiar para os artistas que estão acostumados a pintar e desenhar com ferramentas similares, bem como prover controles adicionais como a sensibilidade a pressão.

Nota

Caso você esteja utilizando uma mesa de desenho ao invés de um mouse e a sensibilidade a pressão não funcione de maneira correta, tente posicionar o ponteiro do mouse dentro da janela do Blender e então desconecte e reconecte a sua mesa de desenho. Isto pode ajudar.

Mouse 3D

Os dispositivos conhecidos como mouses 3D ou NDOF são tipos de aparelho (hardware) que você pode utilizar para navegar em uma cena no Blender. Atualmente somente os dispositivos providos pela empresa 3Dconnexion são suportados. Estes dispositivos permitem que você explore uma cena, bem como alterar o modo de navegação e utilizá-los para os Modos de voo e caminhada.

Veja também

Veja a página das preferências de usuário que explica mais sobre a Entrada para mais informações sobre a configuração de periféricos.