Alembic

Informações obtidas a partir da página inicial sobre o Alembic:

Alembic (Alambique) é uma estrutura de abstração programática (framework) para intercâmbio de trabalhos de computação gráfica, com código fonte aberto. O formato Alembic distila cenas animadas e complexas em uma série de resultados geométricos procedurais gerados e gravados que podem ser usados independente da aplicação envolvida. Esta «destilação» de cenas em geometrias geradas e gravadas é exatamente análoga a destilação que é feita nas iluminações e cenas renderizadas para que sejam transformadas em dados de imagem renderizada.

O padrão Alembic tem como objetivo armazenar de maneira eficiente os resultados computados de construções geométricas procedurais complexas. Ele é especificamente bastante insensível em relação ao armazenamento dos gráficos de dependência das ferramentas procedurais usadas para a criação dos resultados computados. Por exemplo, o formato Alembic irá armazenar de maneira bastante eficiente as posições dos vértices e suas transformações animadas que são resultados gerados por uma animação arbitrariamente complexa e processos de simulação os quais podem envolver o envelopamento, formatos corretivos, simulações com preservação de volumes, simulações de tecidos e elementos orgânicos, e por aí vai. O formato Alembic não irá tentar armazenar uma representação de uma rede de computações (basicamente, arranjos) os quais são requeridos para produção das posições finais dos vértices e suas transformações animadas.

O formato Alembic pode ser usado para escrever uma malha animada para o disco, e tornar a fazer a sua leitura novamente de maneira rápida e eficiente. Isto significa que uma malha pode ser animada com um arranjo cuja computação é intensiva em relação a CPU, e depois «gerado e gravado» para um arquivo Alembic, e então, ser carregado no arquivo da tomada de cena para o sombreamento e iluminação com apenas uso moderado de CPU.

O suporte ao formato de arquivo do tipo Alembic foi introduzido no Blender 2.78.

Devido a natureza de código fonte aberto do padrão Alembic, bem como a implementação de bibliotecas C++ que rege esses padrões, o Blender pode ser usado nas integrações de fluxo de trabalhos híbridas. Por exemplo, outros softwares, como Houdini ou Maya, podem exportar arquivos para o formato Alembic, o qual pode ser então carregado, sombreado, e renderizado no Blender. Também é possível animar personagens (ou outros modelos) no Blender, exportar para o formato Alembic, e carregar esses arquivos em outros softwares para processamento posterior.

Exportando para arquivos Alembic

Esta seção descreve o efeito das diferentes opções de exportação.

Transformações manuais

../_images/pipeline_alembic_export-panel-scene-options.png

As opções de exportação para o formato Alembic.

Escalonamentos
Isto define a escala global dos arquivos Alembic. Mantenha-o no valor padrão de 1.0 para utilizar como unidades Blender.

Opções de cena

Quadro inicial e quadro final
Define o intervalo de quadros a ser exportado para o formato Alembic. Em geral, o padrão apresentado inicialmente é o mesmo do intervalo de quadros da cena.
Amostragem de sub-quadros: Transformações e amostras de geometria, abertura e fechamento de obturador.
Estas opções controlam as amostragens de sub-quadros das animações. As amostras de transformações definem o número de vezes por quadro nos quais as transformações animadas são amostradas e escritas para o arquivo de saída Alembic. As amostras de geometria definem o mesmo, mas nesse caso, para as geometrias animadas. A opção de Abertura e fechamento do obturador definem o intervalo [aberto, fechado] sobre os quais as amostras são tomadas. A amplitude válida está entre -1 a 1, onde -1 indica o quadro anterior, 0 indica o quadro atual e 1, indica o quadro seguinte. Por exemplo, caso as informações pra um desfoque de movimento de uma malha seja desejável, alguns sub-quadros ao redor do quadro atual podem ser escritos para o formato Alembic pela utilização de uma contagem de amostras de 5, obturador aberto em -0.25 e obturador fechado em 0.25. Isto irá imitar o funcionamento de um obturador de «180 graus», aberto em 90 graus antes do quadro atual e fechando 90 graus após o quadro.
Somente os objetos selecionados
Quando habilitado, exporta somente os objetos selecionados. Quando desabilitado, todos os objetos serão exportados.
Somente objetos renderizáveis
Isto é útil para, por exemplo, evitar a exportação de formatos personalizados de ossos.
Somente as camadas visíveis
Limita a exportação para as camadas de cena que estão atualmente visíveis.
Achatar a hierarquia
Quando desabilitado, as relações entre parentes e crianças são exportadas também. Quaisquer objetos parentes que não forem exportados em si, mas com as crianças que são exportadas, serão substituídos por um objeto do tipo vazio. Quando habilitado, as relações entre parentes e crianças não serão exportadas, e as transformações serão todas escritas em coordenadas do ambiente.

Opções de objeto(s)

../_images/pipeline_alembic_export-panel-object-options.png

Opções de objeto.

UVs
Quando habilitado, os mapas UV são exportados. Ainda que os padrões dos arquivos Alembic forneçam suporte somente para um único mapa UV, o Blender exporta todos os mapas UV de uma maneira que eles sejam passíveis de ser lidos por outros softwares.
Empacotar ilhas UV
Gera um layout de UV otimizado com ilhas sem sobreposição que tenta preencher eficientemente o Espaço de Textura. Veja operador empacotar ilhas que funciona com o mesmo princípio para mais informação.
Normais
Quando ativado, as normais do objeto são exportadas.
Cores dos vértices
Quando habilitado, exporta as cores dos vértices. Até o presente momento, esta opção suporta somente cores de vértices estáticas, e não as cores de vértices dinamicamente animadas.
Conjuntos de faces
Exporta o nome dos materiais por face. A informação do material não é exportada mas apenas o nome dos materiais.
Usar esquema de subdivisão
Escreve malhas poligonais usando o esquema Alembic «SubD», ao invés do esquema «PolyMesh». Isso informa o programa abrindo o arquivo para aplicar sua forma de uma subdivisão não-destrutiva.
Aplicar subdivisão de superfície
Aplica qualquer modificador de Subdivisão de superfície antes de gravar para Alembic.
Triangular
Triangula a malha antes de gravar para Alembic. Para mais detalhes sobre a opção específica veja o Modificador Triangular.

Sistemas de partículas

../_images/pipeline_alembic_export-panel-particle-systems.png

Opções dos Sistemas de partículas.

O formato Alembic não possui suporte para sistemas de partículas, da mesma maneira que não possui suporte a armações de ossos. Os cabelos são exportados como curvas animada sem nenhuma largura. As partículas são exportadas como pontos animados.