Qualidade de renderização

Muitos fatores contribuem para a qualidade de uma imagem renderizada. A renderização de uma cena sem alteração de quaisquer definições de renderização irá provavelmente produzir uma imagem realmente decepcionante. Nos capítulos anteriores, você aprendeu como modelar, sombrear, texturizar e iluminar as cenas. A otimização das configurações em relação a estas áreas irá ajudar a produzir imagens de qualidade, mas existem algumas definições importantes que entram em campo antes do botão renderizar ser pressionado. Estas definições podem afetar diretamente a aparência da imagem renderizada.

A próxima seção aborda as camadas de renderização e os passos de renderização, ambos os quais permitem a você compor uma imagem a partir de diversos elementos de uma cena. Em alguns casos é necessário renderizar efeitos diretamente a partir do renderizador em si, ao invés de criá-los através de pós-processamento ou pós-produção.

Gerenciamento de cores e exposição

Um aspecto importante da renderização 3D que é muitas vezes desprezado é o gerenciamento de cores. sem o gerenciamento de cores, ou mais comumente, renderização linear, os motores de renderização irão interpretar a iluminação da cena de maneira correta, mas irão mostrá-las de maneira inadequada em seu monitor. O Blender simplifica este fluxo de trabalho, mas é importante saber como controlar os fatores do espaço de cores de uma imagem renderizada para que seu fluxo de produção se torne mais produtivo.

Antisserrilhamento

O antisserrilhamento remove arestas serrilhadas que aparecem nas áreas de cores contrastantes. Este é um aspecto bastante importante da qualidade da renderização. Sem esta definição de renderização, as imagens usualmente parecerão particularmente feitas por computação gráfica (onde isso não é desejável) e bastante amadoras.

Veja também

Antisserrilhamento.

Exposição (Iluminação)

A exposição é, em termos físicos, o comprimento de tempo que um filme de câmera ou sensor é exposto a luz. Uma exposição mais prolongada cria uma imagem com mais brilho. Em computação gráfica, os valores de luz gravados são deslocados para simular exposições mais longas ou mais curtas. Isto também pode ser obtido através das definições de iluminação, ou melhor, através das configurações de gerenciamento de cores.

Desfoque de movimento

As câmeras possuem uma determinada velocidade de obturador (o comprimento de tempo que o filme é exposto as luzes de uma cena). As coisas que estão em movimento enquanto a fotografia é tomada irão ter algum grau de desfoque. Objetos que se movem mais rapidamente irão aparecer mais desfocados do que objetos mais lentos. Isto é um efeito importante em computação gráfica pois ele é um dos tipos de artefatos que esperamos ver, e quando falta, uma imagem pode não ser totalmente creditável.

Veja também

Desfoque de movimento.