Exportador Freestyle para SVG

A exportação para o formato de «Gráficos vetoriais escalonáveis» (SVG) está disponível através de um complemento.

../../_images/render_freestyle_export-svg_suzanne.svg

Um exemplo de resultado no formato SVG produzido pelo exportador Freestyle para SVG.

Este complemento pode ser habilitado via Preferências de usuário ‣ Complementos ‣ Renderizar ‣ Freestyle SVG Exporter. A GUI do exportador deve agora ser visível na aba Renderizar do editor de Propriedades. O arquivo .svg é escrito para o caminho de saída padrão Propriedades (editor) ‣ Renderizar ‣ Saída.

Opções

Referência

Painel:Painel: Janela de propriedades (editor) ‣ Renderizar (aba) ‣ Freestyle SVG Export (painel)
../../_images/render_freestyle_export-svg_panel.png

O painel do exportador Freestyle para o formato SVG

Modo
Opção entre Quadro e Animação. A opção Quadro irá renderizar um único quadro, a opção Animação irá embutir todos os quadros renderizados em um único arquivo .svg.
Dividir nos invisíveis (Split at invisible)
Por padrão, o exportador não irá levar em consideração os vértices invisíveis e os exportará como se fossem invisíveis. Alguns modificadores de traços, como o Diagrama de referência (Blueprint, em Inglês), marcam os vértices como invisíveis para a obtenção de certos efeitos. Habilitar esta opção irá fazer com que os caminhos sejam divididos ao encontrarem um vértice invisível, o que leva a melhores resultados.
Preencher contornos (Fill Contours)

O contorno dos objetos será preenchido com suas cores de material.

Nota

Esta funcionalidade é um pouco instável – especialmente com animações.

Estilo de terminações das linhas

Define o estilo no qual as terminações serão geradas para a saída no arquivo SVG.

Mitter
As terminações laterais dos traços são exportados como quinas (arestas bem definidas).
Arredondadas
As terminações laterais dos traços são exportados de maneira suavizada.
Chanfro
As terminações laterais dos traços são exportados com chanfros ou biséis.

Propriedades exportáveis

Referência

Painel:Propriedades (editor) ‣ Camadas de renderização ‣ Freestyle Line Style SVG Export

Por conta do tipo de representação dos traços pelo renderizador Freestyle e dos caminhos dos objetos em SVG ser fundamentalmente diferentes, uma trasladação direta entre os formatos SVG e Freestyle não é possível. A questão principal que está relacionada entre o formato SVG quando comparado ao Freestyle é que o renderizador Freestyle define estilos por ponto, onde o formato SVG os define por caminhos. Isto significa que o renderizador Freestyle pode produzir resultados muito mais complexos, e que são praticamente impossíveis de se obter através do formato SVG.

Existem opções estendidas para o exportados, localizados em painéis específicos do renderizador Freestyle na aba de Camadas de renderização localizada no editor Janela de propriedades. Estas opções estão localizadas no painel Freestyle Line Style SVG Export, na base da aba.

As propriedades (sem modificadores aplicados) que podem ser exportadas são:

  • Cor básica (Base color)
  • Alfa básico (Base alpha)
  • Espessura básica(base thickness)
  • Tracejamento (Dashes)

Animações

O exportador suporta a criação de animações em SVG. Quando o modo está definido para Animação, todos os quadros a partir da renderização – aqueles que são renderizados como quadros (através do atalho F12) ou todos os quadros quando se renderiza uma animação (através do atalho Shift-F12) – são gravados como linhas em um único arquivo. A maioria dos navegadores de internet modernos possuem suporte a renderização de animações em SVG.

../../_images/render_freestyle_export-svg_cube.svg

Uma animação em SVG renderizada através do exportador.

Exportando preenchimentos

Os preenchimentos são áreas colorizadas extraídas a partir do resultado da renderização do pós renderizador Freestyle. Especificamente, eles são definidos por uma combinação de arestas de Contornos e arestas de Contornos externos, combinados com algumas qualidades. O resultado do preenchimento pode ser inesperado, quando o renderizador SVG não puder desenhar adequadamente o caminho que o exportador gerou. Este problema é mais aparente nas animações.

../../_images/render_freestyle_export-svg_pallet.svg

Um exemplo de um resultado produzido pelo complemento Freestyle SVG Exporter na geração do arquivo SVG. Modelo fornecido por Julien Deswaef.

O preenchimento suporta vãos, orifícios, lacunas e acomodação em camadas. Ao ser utilizada a acomodação em camadas (layers em Inglês), o exportador tenta renderizar os objetos com o mesmo material usado no entrelaçamento definido. A exportação dos preenchimentos e especialmente a ordem na qual eles são posicionados na acomodação em camadas não é tão perfeito. Na maioria dos casos, esses problemas podem ser facilmente resolvidos através do software Inkscape ou através de um editor de textos.